Indígenas atuam no combate a incêndio que atinge Parque Nacional do Monte Pascoal
Segundo os indígenas, uma área de 30 tarefas já foi devastada pelo fogo.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 02/03/2019 - 09:16
Link

O fogo que começou na última quinta-feira (27), está se espalhando com muita rapidez por uma extensa área de Mata Atlântica no Parque Nacional e Histórico de Monte Pascoal, em Porto Seguro. A região está localizada no chamado ‘Sítio Histórico do Descobrimento’. Segundo os indígenas que habitam no entorno do parque, as chamas se espalharam também pelas aldeias de Boca da Mata e Meio da Mata. 

Nesta sexta-feira (1), alguns indígenas usaram as redes sociais para denunciar a falta de apoio dos órgãos governamentais e apelar por mais ajuda desses órgãos. Eles fazem parte de um grupo de mais de 100 voluntários - a maioria indígena - que moram na região e atuam junto com os brigadistas.



“O mais grave é que até agora não recebemos apoio nenhum aqui no Parque Nacional para combater esse incêndio. O Pessoal da Aldeia Boca da Mata está atuando sem condições nenhuma. Já não temos motosserra, não temos combustível, já não temos mais ferramentas para poder trabalhar e o Ibama alega, o pessoal responsável de lá, é que nesse momento está sem condições de ajudar, por isso estamos pedindo apoio da imprensa para divulgar o que está acontecendo”. Frisou Edimarcos Ponçada Santana, um dos voluntários que atua no combate às chamas.

Focos de incêndio estão se espalhando com muita rapidez por uma extensa área de Mata Atlântica no Parque Nacional e Histórico de Monte Pascoal

Segundo o indígena,  uma área de 30 tarefas já foi devastada pelo fogo. O fogo está consumindo também uma área cuja vegetação foi replantada através de um projeto federal e mais uma área onde o replantio iria começar.

O indígena Edimarcos Santana, que também é professor, teme que as chamas cheguem até a ‘Aldeia Pé do Monte’, que fica exatamente na parte baixa da formação.  “Convivemos aqui na região há muitos anos. Nossa família, os nossos parentes, o nosso povo. E hoje estamos com a turma no sentido de tentar preservar o que ainda resta nesse parque", destacou Edirmarcos.

Já o outro voluntário, Marcone

Segundo os indígenas, uma área de 30 tarefas já foi devastada pelo fogo.(Foto: Divulgação)

O parque tem 22.500 hectares, sendo oito deles formados por terras indígenas onde moram cinco grupos da étnica Pataxós. Duas delas atingidas pelo incêndio. A preocupação dos indígenas é que o fogo chegue até o Monte Pascoal, patrimônio da Unesco que faz parte da história do Brasil e que fica dentro do parque.

MAIS NOTÍCIAS