Festa do Café apresenta palestra sobre os desafios da cafeicultura no Brasil
Considerado o maior evento de agronegócios da região, a Festa do Café traz oportunidades de negócios e aprendizado.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 02/08/2018 - 17:05
Link

Festa do Café apresenta palestra sobre os desafios da cafeicultura no Brasil

A qualidade do café brasileiro faz sucesso no mundo inteiro. Mas, os últimos anos foram de desafios para os produtores, por conta dos fenômenos climáticos que influenciaram diretamente a safra em várias regiões do país. O cenário é tema da palestra “Os desafios da cafeicultura brasileira”, ministrada, no dia 25, pelo técnico do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Eduardo Eron, durante a Festa do Café de Itabela. Na palestra, o produtor terá acesso a um panorama dos avanços da cafeicultura brasileira, as expectativas do mercado, consumo e os desafios para melhoria da produtividade e renda.

O Brasil é reconhecido como maior produtor e exportador de café do mundo, com aproximadamente 35% no mercado mundial. Mesmo com os desafios enfrentados pelos produtores por conta das adversidades climáticas, o país consegue se manter no mercado com grande aceitação. De acordo com Eduardo, isso se deve a boas práticas agrícolas aplicadas pelos produtores que elevam as perspectivas de produção anualmente, bem como a gestão administrativa das propriedades, que é importante para elaboração de preços mais atrativos no mercado.

Este ano, o ciclo de palestra da Festa do Café de Itabela foi organizado para levar ao produtor mais conhecimentos sobre diversas áreas dentro da produção de café. E para Eduardo Eron, levar informação é o melhor caminho para resultados ainda mais positivos para o setor. “Levar conhecimento sobre as novas demandas e formas de consumo de café para os produtores aumentam as expectativas para os cenários futuros, ressaltando a importância de superar os desafios de forma planejada e organizada. Eventos como esse de Itabela são muito importantes para os produtores, pois ampliam suas perspectivas a respeito da cafeicultura mundial”, considerou.

Serviço: As inscrições das palestras da 12ª Festa do Café Conilon de Itabela são gratuitas e serão realizadas no Rotary Clube.

Divulgação

Palestras 25/08:

09:30 - “Diagnóstico e Tendências do Clima para os Próximos 10 anos”- Luiz Carlos Molion (professor e meteorologista) 
10:30 -  “Tecnologias sustentáveis para altas produtividades de café Conilon” - Abraão Verdim (Incaper), Paulo Volpi (Tecnologia Agrônoma) e André Manzoli Covre (Engenheiro Agrônomo).

13:30 - “Desafios da Cafeicultura Brasileira” – Eduardo Heron (Diretor Técnico do Cecafé)

Festa do Café

Em sua 12ª edição, a Festa do Café de Itabela está consolidada na região como uma oportunidade de negócios, estudo e valorização do trabalho dos produtores de café da região. O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto, no Rotary Clube de Itabela e é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela. Conta com o apoio do Serviço de Nacional de Aprendizagem (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e prefeitura de Itabela.

MAIS NOTÍCIAS