MPF recomenda suspensão do trânsito no entorno de igreja e praça
Intenção é preservar o patrimônio tombado.

Com informações do MPF - 11/04/2018 - 15:25
Link

O Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis, recomendou à prefeitura de Porto Seguro, que promova, em 90 dias, o fechamento das ruas de entorno imediato da Igreja Nossa Senhora DAjuda e da praça Brigadeiro Eduardo Gomes, situadas no distrito de Arraial da Ajuda. A intenção é garantir a proteção do patrimônio histórico-cultural e paisagístico local. A recomendação, de autoria do procurador da República Fernando Zelada, foi recebida pela prefeitura nessa segunda-feira (9).

O documento emitido pelo MPF recomenda, ainda, que a prefeitura realize pelo menos uma audiência pública, e faça contato com associações civis de Arraial da Ajuda, em função da existência de residências e estabelecimentos comerciais na área. A intenção é de que o município estabeleça, a partir dessas medidas, as regras do fechamento, com horários permitidos para abastecimento do comércio e trânsito de moradores e hóspedes da região afetada.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o tráfego e o estacionamento de veículos motorizados no local compromete a integridade estrutural da igreja, imóvel tombado como patrimônio cultural nacional, bem como a praça. Para o MPF, é necessário compatibilizar os interesses de preservação do patrimônio tombado com o da população afetada, e com a manutenção da exploração do polo turístico instalado há décadas na localidade.

A gestão municipal tem dez dias úteis para se manifestar se acatará ou não a recomendação.

MAIS NOTÍCIAS