Guaratinga: equipes trabalham para conter incêndio em área de mata na pedra de Cajuíta

Ascom - Prefeitura de Guaratinga - 04/12/2023 - 15:18
Link

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde deste domingo (03) em uma área de mata na Pedra de Cajuíta, povoado de Guaratinga. O fogo, que está se alastrando, atinge uma região de mata de difícil acesso, tornando o trabalho das equipes desafiador. Até o momento, não há uma avaliação precisa da extensão da área consumida pelas chamas.

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão empenhadas na investigação das causas do incêndio. Há indícios de que o fogo possa ter iniciado em uma propriedade rural, provavelmente como parte de uma prática de limpeza de área, mas a propagação do fogo foi além do esperado.

Guaratinga: equipes trabalham para conter incêndio em área de mata na pedra de Cajuíta. (Foto: Divulgação)

Gabriela Dias, representante da pasta, destacou os danos significativos causados pelo incêndio não apenas à vegetação, mas também ao sistema de abastecimento de água do povoado .

Segundo ela, a tubulação foi afetada, impactando diretamente o fornecimento de água local. "A Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Defesa Civil Municipal, mobilizou o Corpo de Bombeiros para conter as chamas que assolam nossa região. Estamos avaliando a situação minuciosamente e tomando todas as providências cabíveis", declarou.

Guaratinga: equipes trabalham para conter incêndio em área de mata na pedra de Cajuíta. (Foto: Divulgação)

Um levantamento preliminar já foi realizado para mensurar os danos na rede de abastecimento e iniciar os trabalhos de reparo. No entanto, a interrupção no fornecimento de água afeta especificamente a parte alta do povoado.

Enquanto os esforços de contenção prosseguem, equipes com o suporte da prefeitura de Guaratinga buscam conter o avanço do incêndio e mitigar os impactos tanto ambientais quanto sociais causados por esse incidente.

MAIS NOTÍCIAS