Festa do café: evento de patrimônio cultural e imaterial de Itabela deve ocorrer em novo formato em 2023
Após o prefeito Luciano Francisqueto expressar a possibilidade da realização do evento a expectativa em torno do evento, aumentou. 

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 06/07/2023 - 15:26
Link

Um dos eventos mais tradicionais e culturais do município de Itabela, a Festa do Café, está prevista para ocorrer em um novo formato em 2023. Após o prefeito Luciano Francisqueto expressar a possibilidade da realização do evento, a expectativa em torno do evento, uma das mais aguardadas no extremo sul da Bahia, aumentou. 

Segundo informações obtidas pelo BAHIA DIA A DIA, caso a festa aconteça, ela terá um novo formato, com ênfase em shows e atrações de nível nacional, prometendo ser uma das maiores dos últimos anos. 

A feira de agronegócios, que é parte das responsabilidades do sindicato dos produtores rurais do município, não será realizada em 2023, uma vez que o evento ocorre a cada dois anos, de acordo com o calendário da instituição.

Festa do Café se tornou patrimônio material e imaterial do município com lei sancionada pelo prefeito em 14 de julho de 2021. (Foto: Divulgação)

O site Agazeta Bahia afirmou que o presidente do sindicato, José Uiles Grassi, afirmou que se a prefeitura quiser realizar o evento, ela tem todo o direito de fazê-lo. No entanto, ele ressaltou que a prefeitura não deve utilizar a marca registrada da festa, que é uma parte importante do calendário de eventos do Sindicato dos Produtores.

No entanto, a Festa do Café se tornou um patrimônio material e imaterial do município, com lei aprovada pela câmara de vereadores e sancionada pelo prefeito em 14 de julho de 2021, integrando as festividades tradicionais da cidade. O sindicato possui a marca do evento, enquanto a prefeitura é responsável por sua identidade cultural. Historicamente, o sindicato tem desempenhado um papel voltado para o agronegócio, enquanto a prefeitura se encarrega da organização das atividades festivas. (LEIA O DECRETO)

No âmbito da polêmica sobre a realização da festa neste ano, a população questiona quem é o responsável pela sua organização, a prefeitura ou o sindicato. Agora, resta esperar que o prefeito atenda o decreto o municipal, pois a festa do Café é patrimônio material e imaterial do município.

MAIS NOTÍCIAS