Servente de pedreiro de Itabela viraliza na internet ao empoderar a comunidade LGBTQIA+
Como "A Gay da Obra" se Tornou um ícone da diversidade nas redes sociais

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 30/07/2023 - 14:28
Link

Cimento e tijolos se tornaram o cenário dos vídeos gravados por Wanderson Souza, um jovem de 19 anos, morador da cidade de Itabela, no bairro Irmã Dulce, que conquistou a internet com seu carisma e atitude. Conhecido como "A Gay da Obra", o servente de pedreiro viralizou nas redes sociais em apenas duas semanas de postagens, recebendo elogios de personalidades como Gil do Vigor, Pabllo Vittar e Linn da Quebrada. 

Sua jornada é marcada por desafios, superações e a busca por inspirar outras pessoas da comunidade LGBTQIA+ a ocuparem qualquer espaço.
Ao receber uma proposta de trabalho em uma empresa de construção em Trancoso, distrito de Porto Seguro, Wanderson não escondeu sua identidade sexual dos colegas de trabalho, apesar de sentir medo de sofrer preconceito. O ambiente, predominantemente masculino e heterossexual, poderia representar um desafio para ele, mas a coragem de assumir quem era desde o início foi recebida com surpreendente aceitação e respeito pelos colegas.
“É um ambiente com muitos homens héteros, então eu tinha medo de sofrer preconceito. Mesmo assim, quando cheguei falei para os colegas: ‘sou gay, sou bicha, gosto de homem’. E eles me receberam bem”, compartilhou Wanderson.

Arquivo pessoal - Wanderson começou a trabalhar como servente de pedreiro em 2022.

Enquanto já criava conteúdo para a internet em 2022, os vídeos de Wanderson abordavam outros temas. Contudo, foi somente em julho do ano deste ano, após a chegada de outro homem gay na equipe de trabalho, que ele teve a ideia de mostrar o cotidiano das "das gays" nas obras. Seu principal objetivo ao fazer isso era mostrar ao mundo que pessoas da comunidade LGBTQIA+ são capazes de ocupar qualquer espaço com talento e dedicação.
“Meu principal objetivo é mostrar que as pessoas da comunidade LBGTQIA+ podem ocupar qualquer lugar”, revelou o jovem.

Wanderson percebeu que seus vídeos poderiam servir como inspiração e trazer alegria para pessoas ao redor do mundo. Seu conteúdo tratava a orientação sexual com naturalidade e espontaneidade, o que poderia ter feito diferença em sua própria vida quando enfrentava episódios de preconceito no passado.

Baiano já foi notado por Gil do Vigor, Plabllo Vittar e Linn da Quebrada — Foto: Redes sociais

“Eu não tive esse humor para me alegrar quando sofri homofobia. Eu mesmo me preparei psicologicamente para enfrentar essas situações, eu mesmo aprendi a entender o meu valor", compartilhou o jovem influenciador.

Com mais de 20 mil seguidores nas redes sociais, Wanderson está determinado a seguir a carreira de influenciador digital, onde ele pretende continuar inspirando outras pessoas LGBTQIA+ a ocuparem espaços diversos, seja na construção civil ou onde elas desejarem. Sua jornada é um exemplo de como a autenticidade e a representatividade podem transformar vidas e combater estereótipos.

MAIS NOTÍCIAS