Professores de Itabela suspendem greve de 50% após diálogo com município e câmara
determinou a suspensão do movimento de greve 50% a todas as escolas municipais, a partir de segunda-feira (5). 

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 02/06/2023 - 19:04
Link

Após negociações e diálogo entre representantes da categoria com o Município de Itabela e a Câmara Municipal, os professores decidiram suspender por 10 dias a greve que havia sido iniciada, comprometendo-se a trabalhar 50% do tempo. A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta sexta-feira (02). Em nota, o coordenador da APLB Itabela, Ubiratã Herculano, determinou a suspensão do movimento de greve 50% a todas as escolas municipais, a partir de segunda-feira (5). 

A categoria dos professores busca um aumento do reajuste salarial do piso nacional de 14,95% em seus salários, já a partir deste mês de junho. Além disso, eles reivindicam o pagamento dos meses anteriores, caso o Município apresente melhorias financeiras a partir do segundo semestre. Essas demandas foram levadas ao encontro realizado na quinta-feira, 01, em reunião convocada pela Câmara de Vereadores, em nome do presidente Ademilson Eugênio, onde estiveram presentes representantes do Município, Câmara Municipal e do núcleo da APLB de Itabela. 

A proposta de suspender a greve foi apresentada pelo assessor especial de gabinete Ricardo Flauzino, durante a reunião, como uma forma de evitar prejuízos aos alunos. “Em nome do prefeito Luciano Francisqueto e do secretário de Educação, Gutemberg, levei a proposta de encerrar a greve como forma de não prejudicar o ensino dos alunos. Nesse período de 10 dias, vamos fazer os estudos técnicos para juntos conseguirmos suprir as demandas da categoria”, informou Flauzino.

Os professores entenderam a importância de manter a continuidade das atividades educacionais e garantir o desenvolvimento dos estudantes. A suspensão temporária da greve é uma demonstração de boa vontade por parte dos docentes, buscando soluções por meio do diálogo e de negociação.

A assembleia desta sexta-feira contou com a participação de professores de diferentes escolas e níveis de ensino, que discutiram e votaram pela suspensão da greve. A suspensão da greve representa um importante avanço nas negociações entre os professores, o Município e a Câmara Municipal de Itabela. Agora, espera-se que todas as partes envolvidas continuem o diálogo e busquem alternativas para atender as demandas da categoria. 

A decisão dos professores demonstra a disposição em encontrar soluções e fortalece o compromisso com a educação. A expectativa é que o diálogo prossiga de forma construtiva, buscando o equilíbrio entre as necessidades dos professores e as possibilidades financeiras do Município.

MAIS NOTÍCIAS