Prefeituras registram decréscimo de 15% no principal recurso
Será preciso utilizar manobras para não deixar de cumprir responsabilidades

Redação/BAHIA DIA A DIA - 23/10/2018 - 08:23
Link

As prefeituras baianas vão precisar de cautela na utilização do dinheiro público nos próximos dias. Isso porque o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é o principal recurso que as prefeituras recebem, teve uma queda significativa, o que pode refletir negativamente no controle de gastos das gestões.

O FPM é depositado nos dias 10, 20 e 30 de cada mês nas contas das prefeituras. Na última sexta-feira (19), o recurso referente ao segundo decêndio (espaço de dez dias) do mês de outubro apresentou uma queda de 15%. Com esse decréscimo expressivo, as prefeituras serão obrigadas a utilizar variadas manobras para não deixar de cumprir com as responsabilidades orçamentárias.

Itabela, por exemplo, deixou de receber aproximadamente R$ 80 mil, se comparado com o recurso destinado ao município no primeiro decênio de outubro. “É uma baixa significativa que compromete o operacional da prefeitura, então estamos tomando medidas para reduzir gastos e cumprir com as responsabilidades sem que ninguém saia no prejuízo”, esclareceu o secretário de Finanças, Luzival Borges.

Diante desse cenário, as prefeituras torcem para que a situação seja normalizada e que a queda não perdure pelos próximos decêndios, já que ainda não há informação sobre o valor do recurso que será destinado aos municípios futuramente.

MAIS NOTÍCIAS