Sem forças, Sindicato dos Produtores Rurais cancela Festa do Café pelo segundo ano
Sindicato demonstra a falta de mobilização da categoria para realizar essa festa tão importante para a região.

Redação/Bahia Dia a Dia - 07/06/2016 - 12:13
Link

A tradicional Festa do Café de Itabela pode ficar fora do calendário cultural do município. Pelo segundo ano consecutivo, a 11ª edição do evento, que ocorreria no mês de agosto, foi cancelada pelo sindicato dos produtores rurais de Itabela, o que demonstra a falta de mobilização da categoria para realizar essa festa tão importante para a região.

Por meio de nota oficial, a entidade disse que o cancelamento da festa se dá pela crise enfrentada pelo setor: “O setor produtivo brasileiro enfrenta grandes dificuldades diante da grave conjuntura econômica, e o segmento da cafeicultura não foge à regra. Estamos passando por um período particularmente difícil, com queda importante na produção e na produtividade.” Diz trecho da nota.

O argumento deixa dúvida na população, uma vez que a entidade teve dois anos para organizar e produzir a festa, tendo em vista que uma entidade que agrega vários produtores rurais que juntos poderiam bancar a festa mesmo sem a “pompa” dos anos anteriores, mas para manter a tradição e ampliar os investimentos .

A festa do café surgiu em 1999, através da inciativa de agentes culturais que buscavam expandir a cultura e melhorar a produtividade do café conilon na região. Após algumas edições, o evento cresceu e saiu do gênero cultural passando para o comercial, tornando-se “referência” para o setor, considerada pelo sindicato, como marco do agronegócio do interior, com programações de palestras, shows e grandes expositores. 

Itabela, que não possui nenhum símbolo de representatividade da tradicional festa, agora perde ainda mais, pois com o cancelamento, os prejuízos atingirão todos os setores da economia local. Agora é esperar que em 2017 o sindicato se esforce com novas parcerias para resgatar o evento e esquentar o café !

MAIS NOTÍCIAS