Professores aceitam proposta de reajuste do executivo e decidem retorno às aulas em Itabela
Com a aprovação do acordo, as aulas retornarão ao seu curso normal a partir de segunda-feira, 30, em todas as escolas da rede municipal de Itabela.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 27/10/2023 - 21:07
Link

Após um longo período de negociações e greve, os professores da rede municipal de ensino de Itabela finalmente aceitaram a última proposta apresentada pelo executivo, encerrando a greve e permitindo a retomada das aulas 100% no município. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia realizada nesta sexta-feira, 27.

A proposta, apresentada pelo prefeito Luciano Francisqueto na última quinta-feira, dia 26, oferece um reajuste salarial significativo. Os professores concordaram com um pagamento de 7,95% de reajuste do Piso Nacional no mês de outubro, seguido por mais 7% de reajuste em novembro, totalizando um aumento de 14,95% no vencimento. Além disso, no mês de dezembro, os professores receberão não apenas os 14,95% do reajuste, mas também os valores descontados durante o período de greve. Isso será feito de acordo com um calendário de reposição elaborado em conjunto pela Secretaria de Educação, o Conselho Municipal de Educação e o APLB Sindicato. Adicionalmente, serão pagos valores retroativos referentes aos meses de janeiro a setembro, e o restante de outubro será debatido a partir de janeiro de 2024.

Prefeito esteve reunido com mães de alunos na última quarta-feira (25). (Foto: Divulgação)

Com a aprovação do acordo, as aulas retornarão ao seu curso normal a partir de segunda-feira, 30, em todas as escolas da rede municipal de Itabela.

Gutemberg Pellegrini, secretário municipal de Educação, destacou que o fim da greve representa um alívio para os estudantes e suas famílias. Ele também enfatizou o compromisso da gestão com o bem-estar dos alunos. "A proposta feita pelo executivo representa toda a responsabilidade que a gestão tem com nosso alunado. A retomada das aulas é um passo positivo em direção à normalização da educação no município, permitindo que os alunos continuem a receber a instrução de que precisam. Agora, vamos refazer o calendário escolar para ajustar os dias em que alguns professores não aplicaram as aulas, garantindo que o ano letivo de 2023 seja cumprido", disse o secretário.

Com o acordo alcançado, professores e o executivo devem trabalhar juntos para garantir que a educação seja uma prioridade, fornecendo um ambiente de aprendizado estável e eficaz para as futuras gerações de Itabela. A resolução do impasse é um marco importante para a comunidade, permitindo que a educação prossiga de forma contínua e produtiva.

MAIS NOTÍCIAS