Entidades civis planejam ações para salvar o manancial do Rio Buranhém

Bento Quinto - 27/01/2016 - 17:01
Link

Foi realizada na Loja Maçônica 05 de Novembro, na noite de ontem (25), reunião de grupo multidisciplinar envolvendo representantes da sociedade civil organizada. O objetivo foi montar uma metodologia e fazer um diagnóstico técnico ambiental para desencadear ações de salvamento o Rio Buranhém (do Peixe), cuja nascente fica no estado de Minas Gerais e banha quatro municípios baianos. Ficou acordado que serão lançadas ações de curto, médio e longo prazo.

O dr. Pablo Loureiro, ressaltou a importância de se desenvolver um trabalho nas escolas públicas e privadas. Já os drs. Leandro Mosello e Alex Ornelas, enfatizaram a necessidade de um diagnóstico técnico bem elaborado para ser utilizado como ferramenta objetiva junto as autoridades competentes. E o ambientalista e bacharel em História, Melquíades Spínola, falou da importância dessa ação e que vem percebendo há muitos anos a falta de compromisso das autoridades junto a política das bacias hídricas na Bahia.

Grupo SOS Rio Buranhém quer metodologia e diagnóstico técnico para salvar o manancial. (Foto: Urbino Brito)
O secretário municipal de Eunápolis, Roberto Martins, parabenizou a a atitude de criação e externou uma preocupação por parte da Prefeitura. Sugeriu, na oportunidade, transformar o trabalho de imagens do jornalista Urbino Brito num instrumento para ser divulgado na sociedade. E o secretário de administração do Governo Municipal, Arnaldo Viana, salientou a participação das entidades políticas no sentido de apoiar o movimento, mas sem levantar bandeiras partidárias.

O produtor rural Lindomar Lembrance lembrou que existe um processo histórico de degradação dos rios, córregos e riachos iniciado com as serrarias, passando pelas queimadas e implantação das vastas pastagens que desarraigou toda a vegetação original. Por sua vez, Pedro Cardoso, que é da área de sustentabilidade da Veracel Celulose S. A., sugeriu uma divisão dos trabalhos em um grupo de planejamento e diagnóstico técnico e, um outro grupo que faria o trabalho de mobilização política e social chamando a atenção para uma real atitude junto aos produtores.

Análise técnico ambiental vai desencadear  ações de salvamento o Rio Buranhém (do Peixe). (Foto: Urbino Brito)
A reunião foi encerrada com a formação de duas comissões: o dr. Pablo Loureiro, o sr. Silvio Romero e o repórter fotográfico Urbino Brito, ficam responsáveis pela mobilização da educação ambiental; e o dr. Leandro Mosello e outros componentes ficam com a comissão de mobilização social e técnica, buscando primeiramente o diagnóstico técnico da situação do Rio, assim como a notificação das entidades competentes com o objetivo de responsabilização dos futuros atos do projeto.

MAIS NOTÍCIAS