RPPN Estação Veracel completa 24 anos de conservação à biodiversidade

REDAÇÃO BAHIA DIA A - 08/11/2022 - 11:38
Link

A Estação Veracel, maior Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) de Mata Atlântica no Nordeste brasileiro, completa neste sábado (05) 24 anos, com um amplo histórico de conservação ambiental, apoio ao desenvolvimento local e incentivo à pesquisa científica. Criada e mantida pela Veracel Celulose, sediada no sul da Bahia, a reserva possui mais de 6 mil hectares e está localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento.
 

Valorizado nacional e internacionalmente, o espaço, é reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural por sua importância na conservação ambiental, além de ser considerado uma área chave para conservação de aves pela BirdLife International, organização com sede no Reino Unido. A Estação Veracel também foi reconhecida no protocolo de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora, pela conservação da biodiversidade.
 

A Estação ainda abriga grande variedade de espécies de fauna e flora, além de 115 nascentes. A RPPN Estação Veracel tem papel fundamental na manutenção de polinizadores naturais para as comunidades no entorno, preserva ecossistemas e contribui para o equilíbrio climático na região. 
 

“Nestes 24 anos de atuação, a RPPN Estação Veracel se consolidou como uma referência em conservação ambiental e o trabalho realizado na reserva está inserido e amplamente conectado ao compromisso da Veracel com a sustentabilidade e com o desenvolvimento de sua região de atuação”, afirma Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia e Gestão Ambiental da Veracel e responsável pela Estação.

Pesquisa e Educação Ambiental

A Estação é ainda fonte de pesquisas científicas nacionais e internacionais. Atualmente, oito projetos de pesquisas estão sendo desenvolvidos na reserva, entre eles um estudo realizado em parceria entre a Universidade de Yale (EUA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). 


“A Estação Veracel é uma fonte inesgotável de estudos, um verdadeiro laboratório a céu aberto. Temos um ambiente natural protegido onde são realizadas atividades de pesquisa científica e educação ambiental com todas as pessoas das comunidades do entorno”, comenta Virginia.


Já são 223 publicações científicas (como artigos, periódicos e trabalhos acadêmicos) com dados coletados na RPPN. No momento, há pesquisas sobre: potencial da área no sequestro de carbono; classificação de espécies de animais; análise de água e solo, dentre outros temas.


A área também oferece atividades de educação e interpretação ambiental, com a aplicação da técnica de vivências com a natureza, na qual os visitantes entram em contato direto com a floresta. E desde 2017, a RPPN mantém um programa para de observação de aves, contribuindo mais ainda para o ecoturismo na região.


A reserva conta ainda com parcerias com a Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e o CENTRO NACIONAL DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO DE MAMÍFEROS CARNÍVOROS - CENAP/ICMBio para a conservação de dois animais topo da cadeia alimentar: a onça-pintada (Panthera onca) e a harpia (Harpia harpyja). Na RPPN foram identificados dois ninhos de Harpia ativos que são monitorados periodicamente, demonstrando o alto nível de conservação da área da Estação Veracel.


Visita

A RPPN recebe visitantes do mundo todo. Está localizada a aproximadamente a 15 quilômetros do centro histórico de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia/Brasil. O programa de visitas é realizado mediante agendamento e formação de grupos, pelo e-mail estacaoveracel@veracel.com.br ou pelo telefone (73) 3166 8755.

Saiba mais sobre a RPPN Estação Veracel e veja as imagens de animais silvestre em habitat natural capturadas por meio de armadilhas fotográficas.

Sobre a Veracel Celulose 

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.


A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.


Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

MAIS NOTÍCIAS