Distritão ganha força e pode mudar tabuleiro eleitoral na Bahia
Se aprovada, a eleição para deputados federais, estaduais e vereadores torna-se semelhante à majoritária : Quem tiver mais voto entra.

BocãoNews - 01/06/2017 - 13:40
Link

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para altera este sistema já está circulando na Câmara e a adesão tem crescido. Nela, se aprovada a tempo, a eleição para deputados federais, estaduais e vereadores torna-se semelhante à majoritária. Quem tiver mais voto entra. Acaba com o quociente eleitoral, as coligações perdem força e os ditos puxadores de votos tornam-se 'ativos' apenas para suas respectivas candidaturas.

A estratégia de composição de chapa proporcional também muda significativamente. É comum a negociação com candidatos com potencial de votação menor, mas que quando somados os cinco mil, seis mil votos completam o quociente “ajudando” a eleger outro nome. No caso do 'distritão', estes candidatos 'úteis' perdem o sentido e devem ser cooptados para candidaturas com mais musculatura de modo a conseguir transferir voto. Isso não é simples ou fácil.

Para ter validade na próxima eleição, a PEC deve ser aprovada nas duas Casas até outubro. Na Câmara, há uma possibilidade grande de apreciação acontecer no primeiro semestre, no entanto, os deputados acreditam que haverá dificuldade de tramitação no Senado.

 

MAIS NOTÍCIAS