Itabela reduz índice de criminalidade e registra quase 90 dias sem homicídio
Redução da criminalidade é fruto da parceria da Polícia Civil, Militar e Judiciário

Adson Rodrigues/BAHIA DIA A DIA - 10/05/2019 - 13:46
Link

O município de Itabela alcança a marca de quase 90 dias sem homicídios. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (09) pelo Comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (7ªCIPM) o Tenente-coronel Sandro Crispim Ferreira Lopes que é responsável pelos batalhões que atuam nos municípios de Itabela, Guaratinga, Eunápolis, Itagimirim e Itapebi.

“Dados estatísticos mostram que Itabela completou 90 dias sem ocorrências de homicídios. A redução da criminalidade é fruto da parceria da Policia Militar, Civil e da Justiça”, anunciou o Tenente-coronel Ferreira Lopes.

Comandante da 7ªCIPM, Tenente-coronel Ferreira Lopes ao lado do comandante da PM de Itabela, tenente Diego Araújo, comemoram a redução do índice de violência na cidade.(Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

O tenente Diego Araújo, comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar em Itabela, falou da satisfação do município apresentar a redução significativa da violência " É uma grata satisfação Itabela hoje com quase três meses, sem um único homicídio e esse índice reduzindo a cada dia. Estamos há 3 anos em redução consecutivamente e isso é fruto de muito trabalho e por isso conseguimos hoje chegar esse patamar. A sensação de segurança da população hoje em Itabela é uma realidade." destacou o comandante PM de Itabela. 

Prefeito Luciano Francisqueto parabenizou a PM pelo apoio na redução do índice de criminalidade. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

Este ano houve um período maior sem homicídios no município, 20 dias há mais que nos primeiros quatros meses de 2018 que registrou apenas 70 dias sem ocorrências. “A população de Itabela está feliz e tranquila com essa redução. Estamos empenhados em dar total apoio para que a os moradores possam ter uma segurança de qualidade”, disse o prefeito de Itabela Luciano Francisqueto. 

Em parceria com o munícipio, a PM implantou também em parceria com as escolas do município, o programa Ronda Escolar, que consiste em rondas externas da polícia nas proximidades das escolas. O projeto completou 1 ano na cidade.

POLÍCIA CIVIL
 
Sob o comando do delegado Robson Andrade, a Policia Civil começou intensificar o tráfico de drogas e homicídios na cidade, com o apoio de investigadores, agentes públicos do município, do coordenador da 23ª Coopin Dr. Moisés Damaceno, do Judiciário e da Polícia Militar. 

Delegado de polícia civil de Itabela, Robson Andrade. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

O delegado assumiu a titularidade da Delegacia Territorial de Itabela em outubro de 2016, quando a cidade era considerada a mais violenta do extremo Sul da Bahia. 

Robson frisa que a maioria dos homicídios está relacionada ao tráfico de drogas. “Os suspeitos saem de outras cidades e vêm residir aqui e começam as brigas de facções. Aqui são duas facções na região, e a maioria dos líderes ou estão em fuga, com mandados de prisão expedidos pelo Judiciário, ou estão presos desde a minha chegada”, informou o delegado.

E não são apenas os gráficos da segurança pública que sofrem mudanças. A Polícia Civil de Itabela conseguiu uma importante conquista junto à sociedade local. “Antigamente a população não via a Polícia Civil. Hoje sim, a população vem e faz a denúncia, estamos aqui de pronto atendimento”, finalizou.

MAIS NOTÍCIAS