Moradores de Monte Pascoal reclamam da insegurança; PM garante policiamento
Comandante da PM de Itabela diz que apesar do pouco efetivo, a segurança é realizada.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 15/02/2018 - 16:17
Link

Moradores e comerciantes de Monte Pascoal, distrito de Itabela, estão reclamando do clima de insegurança na localidade. De acordo com os relatos, a comunidade está com medo das constantes ações criminosas como assaltos, roubos e outros tipos de violência.

Na madrugada do último domingo (11), um jovem de 17 anos foi espancado após sair de uma festa. Ele sofreu traumatismo craniano e morreu três dias depois no hospital em Porto Seguro.  Ainda nesta semana, um morador teve a motocicleta tomada por dois criminosos armados que anunciaram o assalto.

Uma moradora, que pediu anonimato, conta que com a falta de policiamento na localidade, os bandidos vêm amedrontando os moradores. “Estamos ficando a mercês dos criminosos, não podemos sair à noite se não somos assaltados, não temos policiamento constante e isso tem gerado muita insegurança” relatou.

Ao BAHIA DIA A DIA, o comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar de Itabela, tenente Diego Araújo, disse que apesar do pouco efetivo, as ações de policiamento são realizadas frequentemente. "Infelizmente a segurança nos distritos de Monte Pascoal e Montinho tem sido nosso maior desafio, pois não temos efetivo policial direcionados a essas localidades, mas estamos sempre cobrindo com patrulhamento extra esses locais",  disse.

Moradores e comerciantes de Monte Pascoal, alegam clima de insegurança na localidade. (Foto: Google Street View)

Os moradores informaram que a localidade possuía um policial militar que morava na comunidade, mas desde que foi transferido há dois anos para outra cidade, não tiveram mais policiamento no local. O comandante disse que a corporação não permite que um policial tenha escala sozinho “A Polícia Militar não permite mais que o policial trabalhe sozinho ou sem escala fixa. Por isso. ainda não encontramos uma forma de colocar um policiamento fixo na localidade, mas vamos buscar alternativas para reforçar a segurança”, comentou Araújo.  

Apesar dessas ocorrências, o tenente Araújo destaca que Itabela vive a melhor fase no quesito segurança pública, o que fez reduzir o índice de criminalidade em 30% em 2017. “Em anos anteriores, o índice de criminalidade era altíssimo e hoje vivemos uma nova realidade. Com o incremento de uma nova viatura, apoio da Rondesp e Cipe-Mata Atlântica intensificamos o patrulhamento para garantir segurança para os moradores, além do trabalho conjunto com a Polícia Civil” finalizou.

Em nota ao BDD, a Prefeitura de Itabela informou que desde o início da gestão vem contribuindo de forma ativa com as policias para que o município tenha qualidade na segurança pública. No texto, a Prefeitura  informa que, apesar do efetivo policial ser responsabilidade do Estado, irá buscar junto a entidades e órgãos de segurança pública medidas para a incrementarão de reforço policial nos distritos do município.

WhatsApp BAHIA DIA A DIA: (73) 98115-9495
Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo colabore com a reportagem

MAIS NOTÍCIAS