Rui Costa formaliza consórcio para policlínica de Eunápolis
A solenidade aconteceu no Centro Administrativo da Bahia Salvador

REDAÇÃO/BAHIA DIA A DIA - 03/06/2019 - 19:07
Link

O governador Rui Costa e prefeitos assinaram, na tarde desta segunda-feira (3), protocolos de intenções para a criação do consórcio público interfederativo de saúde na região da Costa do Descobrimento. A solenidade foi realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A assinatura contou com a participação do presidente do Condesc, Luciano Francisqueto – que também é prefeito do município de Itabela, da prefeita de Guaratinga, Christine Pinto, do prefeito de Eunápolis Robério Oliveira, da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, do Prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos e da prefeita de Itagimirim, Devanir Brillantino.

A formação do consórcio viabiliza a instalação da policlínica de saúde em Eunápolis para atender toda a região. "Vamos iniciar a construção [da policlínica] assim que ficar pronta a topografia e a sondagem, que já mandamos fazer. Já escolhemos o terreno e, em breve, vamos publicar a licitação", afirmou Rui.

Na oportunidade também foram assinados para outras duas regiões. O consórcio tem como objetivo a cooperação técnica e financeira na área de saúde entre os entes federados, visando à promoção de ações de saúde pública assistenciais, assim como a prestação de serviços especializados de média e alta complexidade.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, o conceito dos consórcios regionais tem mudado a maneira de enxergar o sistema de saúde estadual. "Estamos consolidando esse modelo vitorioso, que tem se tornado cada vez mais uma referência de sucesso em todo o Brasil. É referência porque muda o paradigma entre os municípios, diminui os atritos e cria uma nova visão do sistema de saúde, em que todos se sentem parte do processo. Estamos marchando para chegar ao nosso objetivo de levar essa ideia para todas as regiões da Bahia", disse.

MAIS NOTÍCIAS