Fórum da Rede Cegonha discute plano de parto
Evento debateu estratégias para auxiliar paciente no período de gestação e durante o parto.

Ascom - Prefeitura de Itabela - 30/05/2019 - 13:09
Link

O VII Fórum da Rede Cegonha reuniu diversos profissionais da saúde que atuam no município de Itabela para discutir o tema plano de parto. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, na manhã de terça-feira (28).

Durante o encontro foram discutidas estratégias de como auxiliar a paciente no período de gestação e durante o parto. ““Tivemos como foco o empoderamento feminino, que tem como objetivo o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre seus direitos, como por exemplo direito de acompanhante na hora do parto, pré-natal gratuito, dentre outros”, destacou o coordenador da Rede Cegonha de Itabela, Bruno Félix.

Os profissionais ainda fizeram uma retrospectiva do projeto na reunião. “Desde 2017 foram iniciados as reuniões para reimplantação do projeto na região de Porto Seguro (que inclui o município de Itabela). Durante os encontros foram levantados dados sobre partos, nascimentos, também foi desenvolvido plano da região e, cada município desenvolveu seu plano e colocou em prática. Desde então, buscamos investir em capacitação de profissionais e adequação de estruturas da saúde”, frisou a coordenadora da Atenção Básica, Adrielly de Paula.

A secretária de Saúde, Wádla Casiano, destacou a importância da Rede Cegonha para o município. “A Rede Cegonha é mais um ganho para as usuárias, que tem acesso a diversos direitos durante essa fase especial da vida. Então a Secretaria de Saúde não mede esforços para oferecer os melhores serviços à população itabelense”.

MAIS NOTÍCIAS