Evento discute importância da fisioterapia no combate ao câncer de mama
Dezenas de idosas participaram da ação conscientizadora na policlínica em Itabela

Redação/BAHIA DIA A DIA - 31/10/2018 - 10:33
Link

Com o objetivo de ressaltar a importância da fisioterapia na prevenção e tratamento ao câncer de mama, a equipe da Unidade de Reabilitação promoveu o Dia do Outubro Rosa, nesta terça-feira, 30,para dezenas de pacientes e convidadas em um chá da tarde na Policlínica Municipal de Itabela.

A programação do evento reuniu palestras educativas, serviços de beleza e sorteio de brindes para conscientizar cerca de 40 idosas. “A fisioterapia atua no trabalho preventivo com palestras educativas e no tratamento com a reabilitação após a retirada da mama, pois a paciente tem alterações musculares, alterações de dor, onde a fisioterapia tem uma atuação bastante efetiva”, esclarecer o coordenador da unidade e fisioterapeuta, Pedro Bonfim.

Profissionais e equipe envolvida na ação. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

Também responsáveis pelas palestras, as fisioterapeutas Yasmin Mantovani e Thaisnara Alves explicaram os temas discutidos. “Foi uma palestra de humanização, de amor, conhecimento sobre o corpo, para que elas possam se cuidar e cuidar do próximo”, frisou Yasmin. Já Thaisnara, disse que “nós, como fisioterapeutas, tivemos o intuito de falar sobre o papel da fisioterapia na prevenção, orientação e pós-cirúrgico, quando há a perda de um membro, que no caso é a mama”, salientou. O fisioterapeuta, Raville Andrade, também falou da importãncia da realização do evento. 

Evento discute importância da fisioterapia no combate ao câncer de mama. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

As mulheres presentes ficaram satisfeitas com o resultado do evento. “Eu achei muito importante a realização desse Dia do Outubro Rosa, pois tirou muitas dúvidas e promoveu muita diversão para todas nós”, comentou Maria dos Anjos Pereira, de 73 anos, moradora do bairro Bandeirantes. “Eu gostaria de parabenizar a todos que estiveram envolvidos nesse evento, que foi de grande importância para conscientizar todas nós sobre a prevenção e tratamento ao câncer de mama”, avaliou a aposentada Maria da Silva.

A equipe agradeceu ao prefeito Luciano Francisqueto e a secretaria de Saúde, Wadla Cassiano, pelo apoio nas ações. 

MAIS NOTÍCIAS