Estudantes do IFBA recebem teste gratuito da pressão ocular
Ação foi promovida pela DayHORC e foi realizado nos dias 13 e 14 de agosto. 

Clicia Marinho/ Agência Vilaça - 16/08/2018 - 09:04
Link

A unidade DayHORC Eunápolis participou da VII Jornada de Enfermagem do Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis. O evento realizado por alunos do 4º módulo do curso técnico de enfermagem foi realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no auditório da instituição, reunindo mais de X pessoas, entre alunos, professores e profissionais de saúde da cidade. 

Com o tema “A Comunicação e intersetorialidade como estratégia de gestão e inclusão de multiplicidade”, toda grade de atividades da jornada foi organizada pelos estudantes. O evento contou ainda com o serviço gratuito –
e aberto ao público – do exame de Tonometria, que mede a pressão do olho do paciente, com o objetivo de detectar os primeiros sinais do glaucoma. Cerca de 140 pessoas fizeram o teste durante o evento. 

Cerca de 140 pessoas fizeram o teste durante o evento. (Foto: Divulgação)O estudante de enfermagem Wellington Rodrigues, 25 anos, fez o teste e foi orientado a consultar um oftalmologista. “Essa é a primeira vez que faço o teste e fiquei surpreso, porque a pressão do meu olho esquerdo chegou a 21 milímetros e 25 no direito. Para minha idade já é alarmante e agora vou procurar um oftalmologista”, disse. A pressão normal do olho deve estar entre 8 e 20 milímetros. Fora dessa métrica, é importante que a pessoa faça uma avaliação de diagnóstico e acompanhamento médico. 

Para o professor da disciplina de Saúde Coletiva do curso de enfermagem do IFBA, Luciano Reis, a jornada tem a missão de promover um diálogo com a comunidade na qual a instituição de ensino está inserida, valorizando a participação do DayHORC na jornada no sentido de acesso e promoção à saúde. “Essa relação de troca entre a escola e instituições privadas fortalece o processo de construção coletiva de uma nova saúde pública”, ressaltou.  

O glaucoma 
O glaucoma é uma doença ocular considerada como a segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo. Na maioria dos casos, a doença pode surgir a partir dos 40 anos, mas sua frequência pode aumentar com o passar do tempo. Fatores hereditários também são capazes de causar o glaucoma congênito. 

A adolescente Cíntia Lima, 17 anos, é aluna do curso técnico em Meio Ambiente do IFBA e fez o teste da pressão ocular pela primeira vez durante a Jornada de Enfermagem. No olho direito, a estudante apresentou pressão de 23 milímetros, e 19 no olho esquerdo. A jovem vai procurar um oftalmologista. “Ter o acesso ao teste na escola me fez repensar sobre a atenção que dou a minha visão”, comentou. 

De acordo com o Dr. Rogério Vidal, oftalmologista especialista em glaucoma do DayHORC, empresa do Grupo Opty, existem vários tipos de glaucoma. A maioria dos casos ocorre de forma primária, ou seja, sem uma causa conhecida. “No entanto, a doença pode ocorrer devido à complicação de outras doenças visuais, sendo chamados glaucomas secundários”, explica. 

Como em qualquer patologia, o diagnóstico precoce é de suma importância para o tratamento. “Vale lembrar que só o médico oftalmologista pode detectar o glaucoma no seu estágio inicial e indicar a melhor forma de tratá-lo”, complementa o Dr. Vidal.
 

MAIS NOTÍCIAS