Falta de combustível afeta parte do transporte em saúde de Guaratinga
Secretaria de saúde informa que precisou fazer medida preventiva para garantir serviços emergenciais.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 26/05/2018 - 17:15
Link

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinga, emitiu um comunicado que devido à falta de combustível nos postos do município, desde a última sexta-feira (18), alguns serviços de transporte em saúde estão temporariamente suspensos. A medida preventiva visa garantir a continuidade dos serviços emergenciais de saúde, como hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, ambulância para transferência de urgência e Samu. 

Ao BAHIA DIA A DIA, a secretária municipal de saúde, Siderlandia Pereira, disse que a preocupação é saber até quando irá durar a greve, ocasionando assim a falta de combustível. “Não conseguiremos manter o serviço essencial por mais de uma semana, pois a demanda é grande de pacientes que são transportados para outros municípios, atendimentos nos distritos pelo Programa Mais Médicos, além dos atendimentos domiciliares e campanha de vacina contra gripe que está em vigência. Essa situação nos preocupa e traz uma certa inquietação diante de tamanha necessidade. Esperamos que esse impasse seja resolvido para que tudo volte ao normal." 

Ainda conforme a secretária, nesse período não haverá visitas e atendimentos domiciliares, nem o transporte de médicos para os povoados. Os serviços de urgência e emergência serão mantidos para minimizar os prejuízos aos usuários SUS.

A falta de combustível que afeta todos os municípios da região é decorrente da paralisação de caminhoneiros que chega ao 6º dia em todo país e, que vem abalando diversos setores que dependem do transporte de insumos. 

Outros municípios da região também estão passando por minimização em seus serviços públicos.  

ITABELA 

Em Itabela, a Secretaria de Saúde informou a reportagem, que as medidas de prevenção para garantir os serviços básicos já foram adotadas. “Até o momento os serviços estão sendo mantidos normalmente, mas sendo usados de forma cautelar. Vamos aguardar até a próxima segunda-feira (28), para ver se os serviços normalizem e, se caso não ter uma definição, o município irá tomar as devidas providências”, informou a secretária de saúde de Itabela, Wadla Cassiano.

MAIS NOTÍCIAS