Itabela começa a vacinar grupo prioritário contra a gripe
Vacinação segue até dia 1º de Junho e está disponível em todas as unidades de saúde e nos distritos.

Ascom – Prefeitura de Itabela - 25/04/2018 - 14:04
Link

A Secretaria de Saúde de Itabela aderiu a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2018, que começou na segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da sede e distritos de Itabela.

Com o tema "Entre para o time da saúde vacine-se contra a gripe e fique protegido", a campanha pretende imunizar 90% do grupo prioritário, que é formado por idosos, gestantes, mulheres em período de pós-parto, funcionários da saúde, crianças de seis meses a cinco anos, indígenas, professores e portadores de doenças crônicas.

O Dia D da campanha será realizado no dia 12 de maio (sábado) com abertura de todas as UBSs de 8h às 17h, além do funcionamento de um posto volante no Mercadão Municipal.

"Secretaria Municipal de Saúde de Itabela convida todo grupo prioritário para a vacinação contra influenza (gripe) para conseguirmos obter a meta de imunizar 90% do grupo prioritário e manter a população saudável", disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Pollyana Sorte.

O que é influenza (gripe)?

É uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias das pessoas contaminadas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Podem levar a complicações graves e ao óbito, especialmente aos grupos prioritários.

Como prevenir a influenza?

- Cubra o nariz e a boca enquanto espirra ou tosse;

- Evite tocar a boca e o nariz;

- Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70%;

- Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;

- Evite muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;

- Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

MAIS NOTÍCIAS