Hospital Joana Moura passará por auditoria do SUS
A auditoria começa nesta terça-feira (19) e segue até sexta-feira (22).

Redação/BAHIA DIA A DIA - 18/09/2017 - 10:43
Link

A auditoria começa nesta terça-feira (19) e segue até sexta-feira (22).(Foto: Reprodução/G1)

O hospital Joana Moura em Guaratinga passará por uma fiscalização da Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). A auditoria começa nesta terça-feira (19) e segue até sexta-feira (22). O objetivo da visita será avaliar o funcionamento e a qualidade da atenção prestada à população.

De acordo com o documento emitido pela SESAB, foi solicitada a direção do hospital diversos documentos como declaração de dados da prefeita, do secretário de saúde, além de todos os gestores da unidade. Também foram solicitados dados completos de técnicos de diversos setores, registro do COREN e CREMEB, escalas de trabalho de todos os profissionais de janeiro a junho de 2017, prontuários médicos, além de relatórios de todos os procedimentos realizado no hospital de janeiro a dezembro de 2016 e janeiro a julho de 2017.

Os trabalhos serão realizados em uma sala especialmente separada, à pedido da SESAB.
 
Hospital foi denunciado por suposta fraude

O hospital foi denunciado no mês de agosto desse ano, por um suposto esquema ilícito de recebimento de dinheiro do SUS por cirurgias que nunca existiram. Segundo a denúncia protocolada no Ministério Público Federal e Estadual, pessoas que nunca foram atendidos no Hospital Municipal Joana Moura, inclusive pessoas que já tinham morrido, constam na lista de internação.

O MPF e MPE-BA instaurou um inquérito civil para investigar as denúncias e descobrir quem são os responsáveis pelo esquema conhecido como “Máfia dos AIHs”.

O secretário de saúde de Guaratinga afirmou que sindicância interna foi aberta para apurar as responsabilidades. O MP informou na época que teria solicitado a Secretaria Estadual da saúde a abertura de uma auditoria para investigar as denúncias.

MAIS NOTÍCIAS