Conferência Municipal de Saúde discute melhorias de planejamento do SUS
“Planejar para construir uma saúde melhor: Acesso, equidade e humanização” foi tema do evento.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 15/08/2017 - 22:13
Link

Aprovar as propostas na construção do plano plurianual para os próximos quatros anos a respeito das ações da saúde pública no Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos objetivos da 1ª Conferência Municipal de Saúde de Itabela, realizada na manhã nesta terça-feira (15). O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde com o tema “Planejar para construir uma saúde melhor: Acesso, equidade e humanização”. 

O encontro contou com cerca de 300 participantes, entre delegados, conselheiros municipais, gestores da saúde e comunidade. No início do evento, o público prestigiou uma palestra sobre o tema principal da conferência. “A palestra trouxe uma melhor explanação do SUS, que teve o intuito de esclarecer para os usuários, gestores e trabalhadores qual o objetivo desta 1ª conferência. Então, foi uma palestra voltada para conscientização de como votar essas propostas que estarão inseridas no plano plurianual, para a melhor utilização dos recursos do governo federal”, disse a palestrante do evento, Karoline Pimenta. 

Conferência Municipal de Saúde discute melhorias de planejamento do SUS. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)
Após explanação geral da palestra, houve discussões, apresentação e eleição de 12 propostas prioritárias de três eixos, que foram avaliadas e aprovadas durante as 11 pré-conferencias municipais que antecederam o evento.  Os delegados credenciados a votar analisaram cada proposta e deram seu voto.

Ao BAHIA DIA A DIA, secretária municipal de Saúde, Wadla Casiano, falou sobre a importância da participação de todos os setores para garantir uma melhor gestão do SUS. “Foi de extrema importância para a gestão municipal e para o fortalecimento do SUS em Itabela. A comunidade esteve presente muito bem representada e saímos daqui satisfeitos. Queremos agradecer a todos que estiveram empenhados e participaram dessa 1ª Conferencia Municipal de Saúde” comentou. 

 Wadla Casiano, secretária de saúde de Itabela. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA  A DIA)
Membros do conselho municipal de saúde falaram sobre a importância do evento para a saúde pública. Eles avaliaram como positiva a realização da conferência para um dos setores mais importantes para a população itabelense.
 
As propostas aprovadas serão encaminhadas às esferas estadual e federal, para que sejam implementadas políticas públicas que garantam a promoção da saúde do município. 

(Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA  A DIA)
Profissionais da área da saúde também parabenizaram pela realização do evento e ressaltaram a importância da discussão da saúde pública no município.
 
Também prestigiaram o evento, o vice-prefeito, Gedaldo Matos, o assessor especial do prefeito, Ricardo Flauzino, a secretária de Assitência Social, Kamilly Vieira, vereadores e secretários municipais. 

(Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)
 

Abrir

Galeria de Fotos

MAIS NOTÍCIAS