Gestores da Saúde na Bahia estão em alerta contra febre amarela

Ascom/SMSE - 19/01/2017 - 12:24
Link

Mesmo sem registro de febre amarela, gestores municipais de saúde do extremo sul da Bahia se reuniram, na tarde desta quarta-feira [18], em Teixeira de Freitas, com técnicos da secretaria de saúde do estado [Sesab] para discutir a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, um dos vetores do vírus da febre amarela, além da dengue, Zika e Chikungunya.  O encontro foi na sede da antiga 9ª Dires.

O objetivo, de acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Maria Aparecida Araújo Figueiredo, é ampliar as ações de rotina a fim de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença em áreas urbanas. “Os municípios podem solicitar à Sesabos carros fumacê, caso necessário, além de serem alertados para a vacinação seletiva contra a febre amarela em regiões que fazem limite com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo”, disse ela.

“Vamos fazer um alinhamento com todos os gestores sobre a situação epidemiológica da febre amarela no país e, como houve casos da doença em Minas Gerais, especialmente no norte do estado, numa região muito próxima ao extremo sul da Bahia, a Sesab considerou pertinente nossa vinda à região para que pudéssemos discutir ações para evitar o aparecimento da doença”, reforçou a diretora da Divep.

Participaram da reunião a secretária de saúde de Eunápolis, Stela dos Santos Souza, que também é presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems); de Porto Seguro, Edna Alves; de Santa Cruz Cabrália, Márcia Quarema; o diretor do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, RodridoKuada; além de técnicas da Sesab e das secretarias de saúde de alguns municípios do extremo sul da Bahia.

 

MAIS NOTÍCIAS