Câmara aprova e Itabela terá convênio com policlínica regional
Proposição foi aprovada com ressalvas na segunda votação

REDAÇÃO/BAHIA DIA A DIA - 04/06/2019 - 16:28
Link

Em sessão extraordinária na manhã desta terça-feira (04) a Câmara Municipal de Itabela aprovou a participação do município no convênio da policlínica regional. O município era o único que ainda não tinha dado o aval sobre a unidade de saúde que será instalada em Eunápolis.

Em novembro do ano passado os vereadores haviam negado a proposta, por achar que era inconstitucional, e que iria de encontro com a Lei Orgânica do Município. Outra alegação, seria que o projeto das policlínicas criado pelo governo do estado, não levaria benefícios para os municípios.

Hoje o legislativo dedicou uma sessão para discutir exclusivamente o assunto. Com 11 votos a favor e nenhum contra os edis voltaram atrás da decisão e aprovaram a participação no convênio, mas com ressalvas.

De acordo com a presidente da comissão de saúde, educação e obras a vereadora Sonia Souza (DEM), havia pontos do projeto que precisavam ser mais detalhados. “Tivemos a reponsabilidade de colocar algumas ressalvas para que o município de Itabela não seja pego de surpresa no percentual de repasses do município, entre outros. Estamos pensando em nossa população que precisa desses serviços da policlínica regional. E vamos seguir fiscalizando os contratos e andamentos do projeto”, contou.

O prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto, assinou nesta segunda-feira (3), o protocolo de intenções para o convênio e aguardava com expectativa o aval da câmara. "Que bom que deu tudo certo e agora a população de Itabela também será beneficiada com a policlínica regional. Parabéns a câmara por entender esse importante avanço que teremos na saúde da cidade", disse ao BAHIA DIA A DIA.

Os municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento (CONDESC) também sinalizaram interesse pela implantação da policlínica.

A policlínica regional da Costa do Descobrimento terá atendimento em 15 especialidades. Os pacientes terão direito a todos os tipos de exames de imagem que são exigidos constantemente por médicos como ressonância, raio-X, endoscopia, colonoscopia entre outros. Haverá transporte de segunda a sexta-feira para buscar e levar todos os pacientes das cidades conveniadas.

A construção terá início após a licitação para escolha da empresa que construirá a unidade.

MAIS NOTÍCIAS