Justiça Eleitoral utiliza drone para fiscalizar eleição em Itabela
Uso do equipamento teve o objetivo de intimidar práticas ilícitas nos locais de votação

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 08/10/2018 - 16:36
Link

Um drone à disposição da Justiça Eleitoral permitiu que as eleições 2018, que aconteceram neste domingo (07), fossem fiscalizadas na sede de Itabela e distritos de Monte Pascoal e São João do Monte (Montinho). O equipamento sobrevoou os locais de votação com o objetivo de intimidar práticas ilícitas durante o período de votação.

O juiz da 189ª zona eleitoral, Heitor Awi, explicou que a utilização do drone foi uma prática bem-sucedida. “Só o fato de o drone sobrevoar determinados locais já intimida práticas ilícitas, pois as pessoas ficam com receio, já que tudo fica gravado e registrado, então é fácil de comprovar qualquer prática indevida por eleitores, candidatos e cabos eleitorais”.

Juiz Heitor Awi acompanhou o monitoramento nas sessões de votação no município. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

Awi destacou ainda que nas próximas eleições pretende utilizar um número maior do veículo aéreo. “Esse emprego de tecnologia possibilitou a repressão de bocas de urnas e foi o ponto de partida para caminharmos em busca de mais transparência ao processo eleitoral e será interessante aprimorarmos esse trabalho, colocando mais drones à disposição da Justiça Eleitoral nas próximas eleições de 2020”.

O juiz aproveitou a oportunidade para agradeceu ao responsável por comandar o drone. “Agradeço ao diretor da Start Comunicação, Alex Barbosa, por ter cedido seu instrumento de trabalho e tempo para ajudar a Justiça Eleitoral”.

Drone foi utilizado para fiscalizar eleição em Itabela. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)Equipe da Polícia Militar deu total suporte nas eleições 2018 em Itabela. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

MAIS NOTÍCIAS