Itabela completa 28 anos de emancipação política de muitas lutas e conquistas
Pontos principais do desenvolvimento da cidade foram destacados em retrospectiva

Redação/BAHIA DIA A DIA - 14/06/2017 - 17:26
Link

Inicio do calçamento da Av. Manoel Ribeiro Carneiro, uma das primeiras pavimentação da cidade. (Foto: Acervo/Jorge Leones)

A jovem Itabela completa 28 anos de emancipação política nestes 14 de junho de 2017. E é com a disposição presente na juventude que os itabelenses contribuem para o desenvolvimento da sua terra. Uma terra de clima quente, chão frutuoso e, principalmente, povo solidário.

Conhecida atualmente por ser a terra do café, ou do mamão, Itabela era apenas uma terra desabitada quando João Pereira chegou na década de 50 para fazer história no nascimento da futura cidade. E foi a solidariedade que contribuiu para o povoamento da localidade, já que ele doou boa parte das suas terras para quem não tinha morada.

João Pereira chegou na década de 50 para fazer história na cidade. (Foto: Acervo/Jorge Leones)

Aproximadamente uma década mais tarde, Itabela começou - como uma criança - a dar os primeiros passos largos em direção ao desenvolvimento. Muitos migrantes foram trabalhar construção na rodovia federal BR-101 - que atualmente corta o município - principalmente os capixabas, que até hoje formam um número expressivo na cidade.

Mas, foi com seu registro que Itabela ganhou identidade. Muitos dizem que o nome Itabela, que significa “Pedra Linda”, faz alusão à Pedra do Oratório da vizinha Guaratinga. Outros afirmam que Itabela faz referencias as tabelas colocadas em pontos estratégicos da cidade no passado para identificar a presença de estabelecimentos comerciais.

A vida adulta de Itabela só chegou em 24 de junho de 1989, quando deixou de ser distrito de Porto Seguro e conquistou a tão sonhada emancipação.

Itabela é realmente como um jovem de 28 anos, já viveu muita coisa, cresceu em todos os sentidos, teve conquistas muito importantes para seu desenvolvimento, mas ainda há muito mais para viver.

MAIS NOTÍCIAS