Retrospectiva faz breve relato de todas as gestões do município de Itabela
Confira destaques de todas as gestões que passaram pelo comando do município

Marina Caldeira/BAHIA DIA A DIA - 13/06/2017 - 22:32
Link

No aniversário de emancipação política celebrado na quarta-feira, 14 de junho, Itabela comemora 28 anos e as conquistas deixadas pelos seis prefeitos que passaram pelo comando do município. O BAHIA DIA A DIA reuniu as principais conquistas de cada gestão.

Antes de se tornar município, Itabela era distrito de Porto Seguro. Durante essa época, três prefeitos se destacaram: Manoel Carneiro, Valdir Costa e Parracho.

Já em 1989, pressionado por grupos políticos comandados por Ismael Francisqueto e Ivo Manzoli, o prefeito de Porto Seguro, Baiano, decidiu emancipar Itabela.

Ismael Francisqueto e Ivo Manzoli romperam a parceria que tinham e disputaram as primeiras eleições municipais de Itabela. 

IVO MANZOLI - 1999/1992

Ivo Manzoli foi o primeiro prefeito a comandar Itabela após a emancipação. (Foto: Acervo/Jorge Leones)

Ivo Manzoli foi eleito prefeito e Lino Covre vice-prefeito para um mandato de apenas três anos, de 1990 até 1992, pois já haviam ocorridos eleições municipais no ano anterior.

Esse mandato foi marcado por conquistas como as implantações de secretarias e de colégios, a construção de casas populares no bairro Irmã Dulce. Além disso, a gestão também adquiriu o prédio que até hoje é a sede da prefeitura.

Nas eleições de 1992, Ivo Manzoli apoiou a candidatura de Deraldo Cruz, que acabou perdendo para Ismael Francisqueto, que voltou à disputa política do município.

ISMAEL FRANCISQUETO - 1993/1996

Ismael Francisqueto assumiu o comando da prefeitura durante 1993 a 1996. (Foto: Acervo/Jorge Leones)

Ismael Francisqueto e Osvaldo Caribé foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito do município para o mandato de 1993 a 1996.

A gestão foi marcada pela implantação obras, pagamentos regulares. Outro destaque foi a implantação do projeto social Guarda Mirim, voltado para crianças e adolescentes carentes.

IVO MANZOLI - ( 2° MANDATO) 1997/2000

Em 1996, o ex-prefeito Ivo Manzoli retorna ao cenário político concorrendo as eleições municipais contra Dino Pereira. O ex-prefeito venceu as eleições com o companheiro de chapa Lino Covre para gerir o executivo de 1997 a 2000.

O segundo mandato de Ivo Manzoli deu destaque ao esporte e a cultura, além de pavimentação e esgotamento pluvial. Durante esse período surgiu a tradicional Festa do Café, que até hoje é um dos maiores eventos voltados para o agronegócio da região.

BERNARDINO CARMO DE SOUZA (DINO PEREIRA) 2001/2004

Dino Pereira assumiu a prefeitura no período de 2001 a 2004. (Foto: Acervo/Jorge Leones)

Ivo Manzoli tentou a reeleição nas eleições de 2000, mas perdeu para o antigo concorrente Bernadino Carmo de Souza (Dino Pereira), que comandou o executivo com o vice-prefeito Osvaldo Gomes Caribé de 2001 a 2004.

Esse governo foi voltado para a aquisição de prédios públicos, distribuição de terrenos para a criação do bairro Pereirão, além da implantação de horário integral no colégio Agrícola.

JÚNIOR DAPÉ - 2005/2008
Júnior Dapé, assume seu primeiro mandato na prefeitura. (Foto: Acervo/Jorge Leones)

Nas eleições de 2004, Júnior Dapé ganhou a disputa contra Dino Pereira, que tentava a reeleição. Osvaldo Caribé e Marivaldo Felipe também concorreram ao pleito eleitoral.

Júnior Dapé e o companheiro de chapa Ilson Oliveira implantaram Unidades Básicas de Saúde, moralizaram o servidor público e eram comprometidos com o pagemento em dia. Essa gestão, de 2005 a 2008, impulsionou a economia de Itabela, ganhou agências e outros programas.

OSVALDO GOMES CARIBÉ 2009/2012

Osvaldo Gomes Caribé, comandou a prefeitura no período de 2009/2012. (Foto: Acervo/Jorge Leones)

Na disputa mais acirrada pelo comando do executivo de Itabela, Osvaldo Gomes Caribé venceu as eleições de 2008 por apenas oito votos de frente contra, Júnior Dapé, que tentava a reeleição.

A gestão de Caribé e Adilton do PT, que aconteceu de 2009 a 2012, foi marcada por destaque no administrativo, pavimentação de diversas ruas, drenagem pluvial do bairro da Bacia e investimento em segurança.

JÚNIOR DAPÉ ( 2° MANDATO)  2013/2016

Nas eleições de 2012, Júnior Dapé consegue retornar à prefeitura após disputa contra Osvaldo Gomes Caribé. Alex Avancini e Luciano Francisqueto também se candidataram ao comando do executivo.

O segundo mandato de Júnior Dapé, que teve companheira de chapa Joecélia Coutinho,durante o período de 2013 a 2016.foi marcado por pavimentação, pagamentos em dia e investimento na Festa do Café.

LUCIANO FRANCISQUETO -  (ATUAL PREFEITO)  - 2017 

Luciano Francisqueto, prefeito de Itabela. (Foto: BAHIA DIA A DIA)

O atual prefeito de Itabela é Luciano Franciqueto, que venceu as eleições de 2016 contra Leleu da Sacaria e Sueli Caribé.

Luciano Francisqueto e o companheiro de chapa Gedalvo Matos fazem um governo que investe no pagamento antecipado, inovação de secretariado e presença no município.

* Jorge Leones, colaborou com esta reportagem como fonte de algumas informações. Ele é um historiógrafo da emancipação política de Itabela. As imagens também foram cedidas gentilmente retiradas do seu acervo.

MAIS NOTÍCIAS