Em Eunápolis, Workshop leva temas sobre normas e legislações aplicáveis às eleições municipais 2016

Redação/Bahia Dia a Dia - 31/05/2016 - 21:53
Link

Workshop atualiza sobre normas e legislações aplicáveis às eleições municipais 2016. (Foto: Alex Barbosa/Bahia Dia a Dia)

Foi realizado na manhã desta terça-feira (31), em Eunápolis, o Workshop Eleições 2016, promovido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). O encontro aconteceu no auditório da câmara de vereadores e teve por objetivo a disseminação da informação sobre as normas eleitorais que alcançam os gestores, pré-candidatos, partidos políticos, operadores do direito, técnicos e cidadãos, visando compreender a garantia da isonomia entre candidatos, a liberdade do voto, a proclamação dos eleitos, e as consequências da inobservância dos preceitos legais, como forma de contribuir com o fortalecimento da democracia.

No evento, foram debatidas as normas e legislações aplicáveis às eleições municipais 2016, como, filiação partidária, quociente eleitoral, coligações e convenções, inelegibilidades, registro de candidatos e as principais mudanças sobre proibições e permissões da propaganda eleitoral, assunto muito questionado durante eleições municipais. O direito de resposta, condutas vedadas aos agentes públicos, arrecadação e aplicação de recursos na campanha – prestação de contas, marketing e pesquisa eleitoral, fiscalização e combate a condutas ilícitas também serão abordados.

(Foto: Alex Barbosa/Bahia Dia a Dia)
“É extremamente essencial que todos os cidadãos, seja na condição de eleitor ou daqueles que trabalham na campanha, participem ativamente das eleições municipais, conhecendo seus direitos e deveres para contribuírem com a construção da democracia, assegurada através de um processo eleitoral justo e idôneo”, explica Drº José Reis Aboboreira, Presidente do IMAP, Advogado e Consultor Jurídico em diversos municípios no Estado da Bahia, Especialista em Administração Pública e Metodologia do Ensino Superior – UESC e que ministrará palestras no evento.  

Participaram do encontro, representantes de Diretórios, Comissões Permanentes dos Partidos Políticos, Pré-Candidatos a Prefeito, Candidatos a Vereador e Marketeiros e Eleitores.

MAIS NOTÍCIAS