Pescadores ocupam canal de balsas por quatro horas após proibição de pesca de 450 espécies
Marisqueiros e donos de restaurantes também participaram da manifestação que aconteceu nesta sexta (21).

Com informações do G1/BA - 21/04/2017 - 19:49
Link

Um grupo formado por pescadoa manhã desta sexta-feira (21). Os manifestantes são contra a portaria 445/2014, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, que proíbe a pesca, transporte e comercialização de mais de 450 espécies de peixes e invertebrados da fauna brasileira ameaçados de extinção.

O grupo usou barcos para fechar o acesso ao canal e protestou no local entre 5h30 e 9h30 desta sexta-feira. O manifestantes também prepararam um abaixo assinado que foi entregue à prefeita Claudia Oliveira, para ser repassado ao senador Otto Alencar.

Portaria do Ministério do Meio-Ambiente proíbe a pesca de diversas espécies de peixe (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com o pescador, Fabrício Goés, presidente da colônia de pescadores Z 22, a fiscalização começou nas últimas semanas e tem atrapalhado a pesca na região. “Quem pesca agora toma multa, é preso, passa constrangimento com arma na cara. Quem pega o peixe tem que largar lá e voltar com barco vazio. Estão tirando o trabalho do pescador, vamos viver de que?”, comentou.

Por volta das 9h30 o protesto foi encerrado e o canal das balsas foi liberado pelos manifestantes. A portaria é datada em 2014 e foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com os pescadores, a fiscalização começou apenas nas últimas semanas.

MAIS NOTÍCIAS