Mês de julho se consolida como principal temporada de viagens de formatura

Redação BAHIA DIA A DIA - 29/07/2016 - 15:12
Link

Mês de julho se consolida como principal temporada de viagens de formaturaHá alguns anos que os tradicionais bailes de formatura já não lideram a lista dos desejos dos estudantes, com preferência pela cidade de Porto Seguro-BA. As viagens de formatura estão cada vez mais frequentes e muitos dos formandos têm optado em antecipar a comemoração da formatura para o mês de julho, visando não atrapalhar os estudos.
 
O tradicional mês de outubro, que concentra a famosa “semana do saco cheio”, tem perdido força entre os jovens de fora do Estado de São Paulo, sobretudo, pelo fato do ENEM, prova de avaliação do Ensino Médio, ser realizado entre o fim de outubro e o início de novembro, inviabilizando a possível viagem.
 
Principal operadora especializada em viagens para jovens do país, a Forma Turismo teve mais de 230 fretamentos e embarcou cerca de 15 mil jovens de todo o Brasil para o destino. “O crescimento se deve pelo aumento na procura por Porto Seguro-BA em todas as nossas lojas, dispostas em 21 Estados do Brasil. Além disso, sentimos que os jovens têm preferido esse período do ano por conta das férias escolares. A soma desses fatores nos fez bater mais uma vez o recorde de embarques de julho”, destaca Renato Costa, Diretor da Forma Turismo.
 
 Para o secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar Magalhães, Porto Seguro é um destino tradicional para os estudantes. “Desde a década de 90, grupos de grandes colégios paulistas vinham ao município para curtir a ‘Semana do Saco Cheio’, feriado do dia 12 e 15 de outubro onde se comemora o dia das crianças e dia dos professores, respectivamente. Sempre tivemos uma rica programação para esse período, trazendo grandes nomes da música brasileira e cerca de 32 mil alunos por ano para a cidade, incluindo estrangeiros”, completa Magalhães.
 
A cidade de Porto Seguro também tem recebido em julho alguns dos principais shows do Nordeste. Nessa temporada, o carioca Nego do Borel, a dupla sertaneja Henrique & Diego e a dupla de Djs Felguk foram algumas das grandes atrações.
 
Nesse ano, inclusive, a Forma Turismo embarcou o primeiro grupo de jovens do exterior, mais precisamente do Paraguai. “Trata-se de uma nova operação da Forma e que nessa primeira experiência tivemos muito sucesso. Contamos com um voo fretado trazendo todo o grupo. Para 2016, a nossa pretensão é de dobrar o volume de embarques do Paraguai e iniciarmos a operação no Uruguai”, destaca Renato.
 
 A indústria hoteleira também tem sido impactada. No Portobello Resort, por exemplo, contou com mais uma unidade da rede para atender a demanda. Segundo Siegfried Michel, o nicho de viagens de formatura agrega valor por
ter mais hospedes por apartamento e com alta taxa de ocupação no período.
 
Com mais de 40 mil leitos, Porto Seguro tem a terceira maior capacidade hoteleira do País, atrás apenas das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

MAIS NOTÍCIAS