Proprietários quase perdem posse de cães e aves por transporte inadequado
Flagra aconteceu na BR-101, na tarde de domingo (30).

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 31/08/2020 - 20:42
Link

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou, na tarde de domingo (30), na BR-101, em Eunápolis, um veículo que transportava cinco cães e dois pássaros de forma inadequada, colocando em risco a vida dos passageiros do veículo e dos próprios animais. O motorista do veículo informou aos policiais rodoviários que havia saído de Minas Gerais e seguia viagem para Ipiaú. 

Além do transporte de forma irregular, os proprietários dos cães e pássaros não apresentaram os certificados de saúde necessários para que os animais pudessem viajar.  Todos os animais foram aprendidos e levados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Eunápolis, onde passaram por uma avaliação veterinária. 

De acordo com o coordenador do CCZ, o médico veterinário Everton Rusciolelli, após a avaliação, os cães e aves foram devolvidos aos seus donos, que, além providenciarem o transporte adequado, tiveram que assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). 

O coordenador do CCZ esclarece para serem transportados em veículos, os animais devem ser estar em caixas adequadas para esse fim. É necessário também providenciar o atestado de saúde e o comprovante de vacinas, com data de pelo menos dez dias antes da viagem. Caso essas condições não sejam atendidas, o animal poderá ser apreendido e seu proprietário pode perder a posse do mesmo, além de sofrerem sanções penais previstas na lei n° 9.605 de Crimes Ambientas.

MAIS NOTÍCIAS