Rui Costa recomenda não colocar pacientes de coronavírus em hospitais municipais
Recomendação aos prefeitos da Bahia é devido o risco de contaminação nas unidades.

REDAÇÃO DO BAHIA DIA A DIA - 26/03/2020 - 13:09
Link

Rui Costa recomenda não colocar pacientes de coronavírus em hospitais municipais. (Foto: Reprodução)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) sugeriu em videoconferência aos prefeitos baianos que não utilizem hospitais dos municípios para internamento de pacientes suspeitos ou casos confirmados do Covid19. A live, na manhã desta quinta-feira (26) teve o objetivo de responder perguntas dos prefeitos sobre problemas gerados pela pandemia nos municípios.  

De acordo com Rui, a medida é para que não haja contaminação de outros pacientes já internados nas unidades: “A nossa sugestão nesse momento é não colocar pacientes com covid19 em hospitais que possuem pacientes com outras doenças, pois a chance de contaminação desses outros pacientes é alta. Não tem necessidade de correr esse risco nesse momento. Podem até colocar um posto médico exclusivo só para atender casos do coronavírus e para tirar dúvidas”, disse Rui.

O governador frisou que todos os pacientes com casos confirmados serão deslocados para Salvador: “É melhor gastar com UTI área do que passar o vírus para outros pacientes. 12% dos profissionais da saude se contaminaram com pacientes do covid19, então não vamos correr esse risco. Neste momento, nós temos recursos e capacidade de atender essa demanda. Temos hoje 250 UTI’s disponíveis e nos próximos dias teremos mais 500 leitos de UTI’s, para atender municípios de toda Bahia”, comentou. 

Em resposta às perguntas dos prefeitos de Eunápolis Robério Oliveira e de Porto Seguro Cláudia Oliveira, o governador sugeriu aos gestores escolherem um local na região que sirva de triagem para pacientes, como uma UPA.

MAIS NOTÍCIAS