Governo da Bahia autoriza elaboração de projeto do novo aeroporto internacional
Porto Seguro tem o terceiro aeroporto de maior movimentação de passageiros do Nordeste

A Tarde - 16/05/2019 - 04:36
Link

A elaboração de projeto para a construção do Novo Aeroporto Internacional na Costa do Descobrimento foi autorizada em publicação no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) desta quarta-feira (15). Esta é a primeira parte do processo para a implantação do novo equipamento pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA).

A Secretaria de Comunicação do Estado informa que a empresa selecionada foi a Acquamarina Santo André Empreendimentos Ltda., que terá 120 dias para apresentar os estudos técnicos e a definição do local a ser implantado. Além disso, também serão realizados estudos sobre o modelo de gestão e a operação do atual equipamento em Porto Seguro.

O novo aeroporto substituirá o atual equipamento de Porto Seguro, que é o terceiro maior do Nordeste em movimentação de passageiros por ano. “É um destino turístico desejado por todos. O objetivo do estudo é definir o modelo de concessão ou Parceria Público-Privada (PPP), que possibilite a ampliação de pista de pouso e decolagem e melhoria na estrutura para receber mais voos internacionais”, destaca o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Outras empresas interessadas em participar e contribuir na construção do novo equipamento terão o prazo de 45 dias para se apresentar no setor de Protocolo da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), no Centro Administrativo.

O projeto de implantação do novo aeroporto do município também foi assunto de reunião entre o CEO da empresa alemã Hirmer, Christian Hirmer, e o secretário de Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, realizada na terça-feira (14), em Munique, na Alemanha.

Pinheiro falou sobre as propostas discutidas com o representante da Hirmer: “Esta é uma grande empresa alemã do setor de comércio e serviços e seu projeto, na Bahia, envolverá, além da implantação do novo aeroporto de Porto Seguro, um grande projeto hoteleiro, de turismo e de serviços na região, envolvendo a comunidade local no fornecimento de produtos”.

O superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, que também compõe a missão na Alemanha, completou que, brevemente, a empresa Hirmer apresentará o master plan do projeto ao Governo do Estado. “Incluirá parceiras locais para o fornecimento de frutas e formação de mão de obra na região e o desenvolvimento de um projeto de geração de energia solar”.

MAIS NOTÍCIAS