Municípios são apontados como área de alerta e risco de dengue, zika e chikungunya
Apenas três municípios da Costa do Descobrimento apresentam níveis satisfatórios

REDAÇÃO/BAHIA DIA A DIA - com informações do Ministério da Saúde - 03/05/2019 - 13:11
Link

O Ministério da Saúde divulgou o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 na última terça-feira (30). O levantamento apresenta o índice de infestação predial (IIP) que classifica as cidades de todo o Brasil em três níveis: RISCO – 4% acima, ALERTA – entre 1% a 3,9% e SATISFATÓRIO – inferiores a 1%.

O estudo mostra que das oito cidades da Costa do Descobrimento apenas Guaratinga, Itapebi e Porto Seguro estão com níveis satisfatórios.

Belmonte, Eunápolis, Itagimirim e Santa Cruz Cabrália apresentam estado de alerta. Itabela apresenta alto índice de infestação, com risco de surto para dengue, zika e Chikungunya.

“O resultado do LIRAa confirma o aumento da incidência de casos de dengue em todo o país que subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor, com a participação da população e de todos os gestores locais e federal”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.

O levantamento realizado entre janeiro e março, ainda destaca que a Bahia tem 104 cidades em situação de risco e 185 em estado de alerta. O resultado da pesquisa deste ano representa um aumento em relação ao estudo divulgado em dezembro de 2018. Na época, apenas 69 cidades baianas tinham risco de surto das doenças.

“Mesmo com aumento no número de casos da doença, a taxa de incidência de 2019 está dentro do esperado para o período. Sendo assim, até o momento, o país não está em situação de epidemia, embora possa haver epidemias localizadas em alguns municípios e estados”, frisou o ministro.

MAIS NOTÍCIAS