Imagens mostram a destruição causada por incêndio no Parque do Monte Pascoal
Ainda não se sabe o tamanho da destruição, mas estima-se que 40% da área do parque tenha sido queimada. 

Redação/BAHIA DIA A DIA - 06/03/2019 - 11:38
Link

Há mais de seis dias, diversas equipes tentam combater focos de incêndios florestais que atingem a região. Entre os pontos mais afetados está a área conhecida como Vale dos Búfalos, próximo aos povoados de Itaporanga e Caraíva, município de Porto Seguro. A área abriga o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Cerca de 250 voluntários, incluindo índios da região, trabalham na área. 

Imagens divulgadas mostram o tamanho da destruição causada pelo fogo. A destruição foi intensa. Muitos animais também morreram com o desastre ambiental. De acordo com informações dos indígenas, na manhã desta quarta-feira (6), o fogo está parcialmente controlado. Ainda não se sabe o tamanho da destruição, mas estima-se que 40% da área do parque tenha sido queimada. 

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque tem mais de 22,3 mil hectares de extensão. A unidade de conservação foi criada em 1961 para preservação de remanescentes da Mata Atlântica do Nordeste e proteção da área que é marco do descobrimento do país.

A destruição foi intensa. Muitos animais também morreram com o desastre ambiental. (Foto: Divulgação)
Inicialmente, a tentativa de apagar as chamas começou pelos próprios índios e voluntários que moram nas proximidades do parque. Devido à gravidade e o pedido de apoio, eles começaram a contar com a ajuda também com o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do ICMBio.

Desde a manhã de domingo (03), o trabalho de combate aéreo passou a contar com o apoio dos equipamentos da brigada Veracel Celulose. A empresa disponibilizou um avião, dois tratores de esteira, um caminhão pipa, além de equipes de brigadistas por terra. 

Equipes ajudaram a combater as chamas no Parque do Monte Pascoal. (Foto: Divulgação)
A situação em Porto Seguro se agravou em função da estiagem e altas temperaturas. Há mais de 100 dias não há registro de chuvas expressivas na região.

MAIS NOTÍCIAS