Psicóloga alerta população sobre ações para prevenir o suicídio
Segundo OMS, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos

Redação/BAHIA DIA A DIA - 04/09/2018 - 15:33
Link

Neste mês de setembro as atenções estão voltadas para a prevenção ao suicídio com a campanha “Setembro Amarelo”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de discutir o tema, já que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre as ações do Ministério da Saúde para reduzir o índice no Brasil, está a orientação de jornalistas para discutir a temática e alertar a população. Nessa perspectiva, o BAHIA DIA A DIA entrevistou a psicóloga Luanna Vaz, que esclareceu quais são os principais sinais apresentados pelas pessoas com ideações suicidas. “Automutilação, tristeza excessiva, perda da autoestima, agressividade, desmotivação por atividades que anteriormente eram relevantes, xixi e cocô na cama (em casos de crianças), geralmente são alguns sinais”, alertou.

De acordo com a profissional, algumas frases também geralmente são ditas por pessoas com ideações suicidas. “Vontade de sumir”, “o mundo não faz mais sentido”, “eu não tenho importância”, “Estou com uma sensação de vazio”, “Estou com vontade de morrer”. Além disso, é necessário prestar atenção em algumas ações, como: despedidas de amigos de infância e familiares, quitação de dívidas, desfazer de  objetos.

Psicóloga Luanna Vaz,  esclarece quais são os principais sinais apresentados pelas pessoas com ideações suicidas. (Foto: Arquivo/BAHIA DIA A DIA)

A psicóloga ainda aconselhou a população para prestar mais atenção em pessoas que apresentem os sinais descritos na tentativa de ajudá-las. “Se você conhece alguém com esses sintomas, tente conversar de forma direta e sem julgamentos, identifique se é um pensamento suicida ou se já é um planejamento, e procure encaminhar para profissionais da saúde como um psicólogo ou psiquiatra. No primeiro momento, o mais importante é ouvir, ser generoso, pois a dor do outro nós nunca conseguiremos alcançar”, ressaltou Luanna Vaz.

A psicóloga concluiu a entrevista informando quais são os benefícios da terapia para quem está com ideações suicidas. “A terapia vai trabalhar a prevenção e a valorização da vida como forma de conscientização para impedir o suicídio”, finalizou.

MAIS NOTÍCIAS