Estudo apresenta a realidade da pesca na Costa do Descobrimento
Dados são resultados do Monitoramento do Desembarque Pesqueiro do ano de 2017 realizado nas comunidades pesqueiras de Santa Cruz Cabrália e Belmonte

Redação/BAHIA DIA A DIA - 12/06/2018 - 10:13
Link

Após 12 meses de estudo, serão apresentados os resultados do Monitoramento do Desembarque Pesqueiro do ano de 2017 realizado nas comunidades pesqueiras de Santa Cruz Cabrália e Belmonte (BA). A pesca nos dois municípios é caracterizada como artesanal, sendo essencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva da atividade na região que compreende a Costa do Descobrimento.

O estudo tem como objetivo fornecer informações sobre as características da pesca em cada comunidade pesqueira. Por meio do monitoramento diário, é feito o registro da capacidade pesqueira, bem como dos principais pescados – como e quando eles são capturados e o rendimento financeiro gerado pelo setor pesqueiro; de forma a possibilitar uma maior compreensão da atividade, realizada por marisqueiras e pescadores locais que a têm como principal fonte de geração de trabalho e renda. Tais dados contribuem para uma melhor gestão da atividade, tanto por parte dos órgãos públicos como pela própria comunidade pesqueira organizada.

O projeto de Monitoramento de Desembarque Pesqueiro é realizado pela Veracel desde 2014. A empresa de consultoria ambiental CTA - Serviço em Meio Ambiente é a responsável pela execução do estudo há três anos.

MAIS NOTÍCIAS