Espécie rara de arara é resgatada na zona rural em Itabela
Ave foi capturada por alunos e entregue a policiais militares da ronda escolar.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 20/04/2018 - 14:48
Link

Uma arara-canindé, animal típico da Amazônia e que está em extinção, foi resgatada na zona rural de Itabela, na última quarta-feira (18), por policiais militares da Ronda Escolar.  Os policiais contaram que realizavam visitas às unidades escolares da localidade quando foram informados que a arara tinha sido capturada por alunos.

A arara-canindé resgatada já é um animal adulto e estava saudável. A ave, que também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou arara-amarela, é famosa por carregar as cores da bandeira brasileira no corpo. 

Espécie rara de arara é resgatada na zona rural em Itabela. (Foto: Divulgação)

De acordo com a PM, a ave foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, onde será avaliada e, se estiver em condições, será devolvida à natureza. 

Os agentes do Ibama fizeram um alerta também com relação ao perigo de manter estes animais em cativeiro. “A ave silvestre deveria estar sendo criada sem licença ambiental e mantida em uma gaiola e deve ter fugido”, segundo os policiais que apreenderam a ave. 

Arara foi entregue aos agentes do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. (Foto: Divulgação)

O Ibama informa ainda que manter em cativeiro um animal desta espécie é crime contra fauna, com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa de cerca de R$ 5 mil.

A fiscalização ambiental é necessária para reprimir e para prevenir a ocorrência de condutas lesivas ao meio ambiente.

MAIS NOTÍCIAS