Estudantes Indígenas realizam atividades em comemoração ao Dia do Índio
“Semana Cultural”, que segue até esta quinta (19), com uma extensa programação que envolve a participação de estudantes, professores, lideranças e toda a comunidade local.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 18/04/2018 - 17:51
Link

As escolas da rede estadual de ensino, especialmente de Educação Indígena, estão realizando, ao longo da semana, diversas atividades culturais alusivas ao Dia do Índio, que é celebrado nesta quinta-feira (19). São jogos tradicionais, pinturas, desfiles, rituais, oficinas, bate-papos, apresentações artísticas e outras que visam o fortalecimento da identidade étnica e da cultura indígena. Muitas ações estão programadas para estas quinta-feira, com os estudantes indígenas nas cidades de Coroa Vermelha. Atualmente, a rede estadual de ensino possui 27 unidades escolas de Educação Indígena, com 44 espaços anexos e 6.825 estudantes indígenas matriculados.

O Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, localizado na aldeia Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália, está promovendo a “Semana Cultural”, que segue até esta quinta (19), com uma extensa programação que envolve a participação de estudantes, professores, lideranças e toda a comunidade local.

Estudantes Indígenas realizam atividades em comemoração ao Dia do Índio .(Foto: Divulgação)

Para a realização das atividades, os estudantes se prepararam dias antes através de “oficinas de adereços”, quando confeccionaram colares, pulseiras e outros adornos a serem utilizados durante o evento, que inclui brincadeiras e pinturas indígenas, desfile de Jokana e Kakusu (casal indígena mais bem enfeitado), além de rituais e brincadeiras tradicionais.

O estudante Alan Assis, 19, da etnia Pataxó, que cursa o 3º ano, afirmou que está gostando muito de participar das festividades. “Os jogos que mais gosto de participar são a ‘Corrida com Tora’, onde dois participantes correm com uma tora de árvores nas costas e ganha o que chegar primeiro; a ‘Corrida com Maracá’, na qual fazemos uma corrida de revezamento do instrumento musical Maracá em volta de uma tora de madeira e, também, o jogo de resistência e força chamado de ‘Cabo de Guerra’, que conta com cinco participantes puxando uma corda e perde a equipe que passar da linha marcada”, revela o estudante indígena.

Para a professora indígena Nakayana Pataxó, a Semana Cultural é muito importante para toda a comunidade. “É uma semana bastante animada, onde os alunos se sentem realizados em poder competir com seus colegas, com o objetivo de fortalecer sua cultura, isso traz muita satisfação para toda a equipe do Colégio, pois não é só uma competição, é um espírito de celebração para todos os alunos”, destaca a educadora.

MAIS NOTÍCIAS