Mulher usa redes sociais para denunciar ex que tentou invadir casa
Ela diz que perseguição é constante e ocorre desde que terminou relação no ano passado.

G1/BA - 16/04/2018 - 20:26
Link

Uma moradora do distrito de Arraial DAjuda, em Porto Seguro, usou as redes sociais para compartilhar ameaças e perseguição do ex-namorado, que tentou invadir a casa onde mora com os três filhos.

O caso foi postado na quarta-feira (11) e teve mais de seis mil compartilhamentos. Maria Carolina Matos de Moura fez um relato no Facebook para explicar aos vizinhos que ouviram a discussão entre ela e o ex-namorado, depois que acordou com ele tentando quebrar a janela de casa. A publicação acabou tendo mais repercussão do que esperava, até de pessoas desconhecidas. Ela fez novas postagens e também enviou vídeos que mostram o ex-namorado tentando invadir a casa dela.

"Meu nome é Maria Carolina Matos de Moura, (...) moro em Arraial d'Ajuda - Porto Seguro - Bahia estou sendo vítima de perseguição e ameaça por parte de ex namorado (menos de 1 ano de relação), e o mais importante de tudo é: não vou aceitar! Não vou me calar! E se invadir minha casa de novo vou reagir", disse ela em uma das postagens.

Carolina diz que a perseguição é constante e começou desde que terminaram a relação pela primeira vez, em março do ano passado, quando ele fez uma ameaça de morte e xingou ela. Um mês depois, em abril de 2017, eles reataram o relacionamento e fizeram uma viagem. Foi quando ele dirigiu de maneira perigosa e voltou a ameaçá-la.

Em novembro do ano passado, quando eles continuavam separados, ele tentou invadir a casa dela. Os três casos foram denunciados em boletins de ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), mas em nenhum deles houve flagrante e não foi pedida prisão.

A delegada Camila Rocha diz que foram concluídos três inquéritos sobre o caso e que foi pedida à Justiça medida protetiva para afastamento da vítima, mas ainda não houve resposta.

"Foram três inquéritos em que ele foi indiciado. Três deles por ameaça, um por invasão de domicílio e um por injúria. As penas não cabem prisão. O que poderia ter prisão seria o descumprimento da medida protetiva. A Polícia Civil pediu medida protetiva, mas não recebeu retorno do judiciário”, diz a delegada. Ela afirmou que, depois de denunciar o caso no Facebook, ele não voltou a procurá-la.

“Ele estava se alimentando do meu medo, enquanto eu estava chorando, encolhida, ele ficou forte. Eu não aguento mais viver assim”



Carolina disse que procurou o Ministério Público do Estado da Bahia no dia 2 de março deste ano, depois que o ex-namorado pulou o muro da casa dela, o que também foi relatado em vídeo. O G1 procurou o MP, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Em um dos vídeos, Carolina disse que desistiu de procurar a polícia para se proteger do ex-namorado, já que as ameaças dele continuaram. “Então eu digo: já tenho B.O., mas não terei mais nenhum. Vejo que a polícia não vai me ajudar com boletim de ocorrência”, reclama.

No entanto, a delegada Camila Rocha alerta que a polícia cumpriu o papel de pedir a medida protetiva e espera que o relato de Carolina na rede social não desestimule outras mulheres a denunciar. “Quando ela coloca na rede social que a polícia não tomou providência, isso se torna desserviço, porque as pessoas se sentem desestimuladas a denunciar”, aponta.

MAIS NOTÍCIAS