Compromisso social é destaque na abertura do Congemas

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro - 20/06/2017 - 13:13
Link

A abertura do XIX Encontro Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) aconteceu ontem a noite, 19, no Centro de Convenções de Porto Seguro, reunindo cerca de duas mil pessoas, entre autoridades, especialistas, gestores e técnicos, vindos de todo o Brasil.

Entre os maiores espaços destinados ao estudo, debate e reflexão sobre o Sistema Único da Assistência Social, o Congemas envolve neste ano o tema “O Plano Decenal de Assistência Social: compromisso na defesa dos direitos e a efetivação do Suas”.

A prefeita Cláudia Oliveira e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Lívia Bittencourt receberam várias autoridades, tais como a presidente do Congemas, Wanda Anselmo; secretária nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant; secretários de Justiça, Direito Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins; o diretor do Congemas e presidente do Coegemas BA, Jaílton Fernandes, entre outros.

A apresentação teatral e musical de crianças integrantes de projeto social desenvolvido no Complexo Frei Calixto e o rito indígena pataxó dando boas vindas aos participantes abrilhantou a solenidade.  

Cláudia Oliveira, no evento do Congemas em Porto Seguro. (Foto: Divulgação)

Políticas públicas
O secretário estadual, Carlos Martins, destacou o empenho da prefeita Cláudia Oliveira no esforço para propiciar a realização deste evento grandioso que vem reforçar as políticas públicas protetivas. “Estamos satisfeitos em mesmo num período difícil em que o Brasil se encontra, poder reunir gestores e técnicos de todo o Brasil em Porto Seguro para essa reflexão”, disse. Quem compartilha da mesma opinião é a presidente do Congemas, Wanda Anselmo, “precisamos manter o sistema em pé. Depende de nós”, disse. “Estamos aqui para reforçar o compromisso com a luta pela garantia de direitos e políticas protetivas”, frisa a secretária nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant.

Compromisso municipal
“O aprimoramento e a aplicação do Suas e Loas é nossa responsabilidade. Estamos envolvidos nas medidas socioeducativas, controle social e o fortalecimento da participação social”, diz a secretária Lívia, citando as inúmeras iniciativas da Prefeitura de Porto Seguro para garantir integridade, direitos e estimular a cidadania.

“Este é um momento de trocas de experiências exitosas, oportunidade de aprendizado e é uma honra para a Terra Mãe do Brasil ser anfitriã deste grandioso evento que visa a manutenção de programas, fortalecimento de políticas públicas e, sobretudo, qualificar e aperfeiçoar a efetivação do Suas em sua integridade”, enfatiza a prefeita, citando que o Congemas impacta a gestão municipal de forma intensa, possibilitando a atualização e aprimoramento de toda a equipe técnica.

No encerramento, coquetel e show com a dupla André Lima e Rafael, oferecidos pela Prefeitura, fecharam a noite com animação.

MAIS NOTÍCIAS