Congresso de Secretarias Municipais de Saúde finaliza com premiações

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro - 08/05/2017 - 09:54
Link

Tendo se consolidado como um dos maiores e mais importantes eventos da área da gestão pública no âmbito da saúde, Porto Seguro sediou o 5º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte/Nordeste, entre os dias 3 a 6 de maio, no Centro de Convenções. A cerimônia de encerramento aconteceu neste sábado, no auditório Ponte Pascoal. O evento, presidido pela secretária de saúde, Edna Alves, em conjunto com a secretária da pasta da saúde de Eunápolis, Stela de Souza, contou com a presença do representante do Cosems do norte, Charles Souza.

O início da plenária foi realizado com a leitura e aprovação da carta de Porto Seguro, resultado de todas as atividades desenvolvidas durante o congresso. O documento apresentado, produzido pela comissão de relatoria constou as deliberações que nortearão a atuação dos16 COSEMS e das 2.242 secretarias municipais de saúde das regiões norte e nordeste, que juntas representam 36% da população brasileira, 40% dos municípios do país e 64% do território nacional. 

A secretária de saúde, Edna Alves, frisou a relevância da realização do congresso em Porto Seguro e agradeceu a todas as instituições e equipes envolvidas na organização. “Agradeço a todos os 16 estados do norte e nordeste, na pessoa da prefeita Cláudia Oliveira, os conselhos das secretarias municipais de saúde, à minha equipe multidisciplinar de profissionais da secretara de saúde, deixando um forte sentimento de gratidão. Nesses quatro dias, Porto Seguro configurou-se a capital da saúde no Brasil. Esse evento tem como relevância a integração de todas as representações da saúde nas três esferas, de forma tripartite, tendo o objetivo de aprofundar o diálogo sobre os principais desafios enfrentados na gestão administrativa do SUS, produzindo reflexões e trocas de experiências entre gestores que atuam na saúde, fomentando contribuições para a construção do SUS no Brasil", declara. 

Premiação das experiências exitosas

Para o fechamento do evento, foram apresentados 9 trabalhos premiados por eixo temático das regiões norte e nordeste. Porto Seguro recebeu 3 importantes premiações, que enalteceram os profissionais que atuam na rede de atenção básica. Entre as experiências de sucesso, destaque para "Favorecimento da Ouvidoria municipal enquanto instrumento de gestão e de controle social de participação popular", desenvolvido por Luciano Reis. "A reinserção social dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no município de Porto Seguro: um desafio possível", autoria de Nathielly Andrade Medeiros. "NASF: Potencialidades na ampliação do acesso e da integralidade em saúde através da utilização do projeto terapêutico singular", idealizado por Rita de Cássia Santana.

O município também foi selecionado para inserção de 2 publicações científicas com o trabalho de Susley Schmidt, intitulado "Trabalhando a consciência corporal: envelhecimento com saúde e qualidade de vida".   Nathielly Andrade Medeiros, "abordando a reinserção social dos usuários do CAPS”.

Para a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, "foram trocas de experiências muito produtivas entre os congressistas e o resultado desses conhecimentos se refletirão no atendimento à população. É um orgulho que a nossa cidade possa receber um evento dessa grandeza, com representatividade de todos os estados no Norte e Nordeste, o que prova mais uma vez o nosso viés também para o turismo de eventos. Somos gratos a todos os participantes e realizadores do Congresso. Sejam sempre muito bem-vindos", afirmou ao avaliar o balanço do Congresso. 

Congresso em números 

Durante os quatros dias de programação, mais de 1000 congressistas, de 2.243 municípios, dos 16 estados das 2 regiões, participaram  de atividades abordando discussões sobre  Programa Mais Médicos, SUS Legal, Desafios para a gestão municipal do SUS no norte e nordeste brasileiro mediante o atual cenário político, econômico jurídico, novas formas de financiamento do SUS com flexibilidade e modificação do formato técnico, entre outros.

Para o fiscal de zoonoses, Francisco Vieira, de Tocantins “O congresso é momento muito privilegiado, de troca de experiência e aprendizado, mas, principalmente, de olhar para a realidade que o Norte e o Nordeste possui, entendendo as especificidades de cada lugar, tendo a visão mais ampla. Foi uma oportunidade para despertar os gestores públicos, para que haja sensibilização das múltiplas demandas sociais na saúde”, diz.

MAIS NOTÍCIAS