Guaratinga reúne ciclistas mundiais e olímpicos durante o Brasil Ride
Oitava edição do evento terá uma constelação de estrelas do mountain bike mundial

Divulgação/Brasil Ride - 21/09/2017 - 19:09
Link

Oitava edição terá cerca de 500 inscritos. (Foto: Divulgação)

A oitava edição da Brasil Ride, entre 14 e 21 de outubro, na Costa do Descobrimento, terá uma constelação de estrelas do mountain bike mundial na disputa da principal ultramaratona de MTB das Américas. Entre os 500 inscritos, estarão pedalando entre Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga, 20 ciclistas de dez países com currículos repletos de títulos nacionais ou mesmo internacionais, como campeonatos mundiais, continentais e até Olimpíada. O principal exemplo disso é a lenda do Mountain Bike, medalhista de ouro em Atlanta-96 e campeão mundial de 1995, o holandês Bart Brentjens.

Além de Bart Brentjens, mais 19 ciclistas formam esse seleto grupo de estrelas de seus países confirmadas na ultramaratona. No Brasil, a lista é vasta, com Abraão Azevedo, Halysson Ferreira, Henrique Avancini, Hugo Prado Neto, Raiza Goulão e Ricardo Pscheidt, os seis tendo vencido campeonatos brasileiros. Entre os portugueses, Celina Carpinteiro e Luis Leão Pinto estão confirmados como campeões nacionais, assim como Tiago Ferreira, campeão mundial e europeu. Outro holandês de destaque é Hans Becking, vencedor do campeonato holandês e bicampeão da Brasil Ride.

Da Áustria, está garantida a participação pelo quarto ano seguido de Kren Wolfgang, campeão europeu e mundial de MTB Indoor. Dupla de Raíza Goulão, a jovem francesa Margot Moschetti carrega no currículo os títulos de campeã nacional júnior de XCO e vice-campeã européia júnior, o que torna a parceria favorita ao caneco no feminino. Campeão mundial e grego, Periklis Ilias formará dupla com Tiago Ferreira, também podendo ser apontados como fortes candidatos ao título da open.

Vila Brasil Ride em Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride)

Completam o time dos campeões, a tricampeã chilena Pilar Covalan, que competirá ao lado de Ana Luisa Panini, Samuelle Porro, bicampeão italiano de maratona, que formará parceria com o atual campeão da Brasil Ride, seu compatriota Fabian Rabensteiner, os norte-americanos Sonya Looney, campeã Mundial de 24h, e Gordon Wadsworth, campeão nacional e da Ultra Endurance Series, formando uma dupla mista, e os dinamarqueses Sebastian Carstensen, campeão sub-23 da UCI Junior Series, companheiro de Hans Becking, e Soren Nissen, bicampeão nacional, que correrá com Luis Leão.

Sobre a Brasil Ride – A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento.

MAIS NOTÍCIAS