Axé Music e Porto Seguro se entrelaçam na História
Barracas de Praia tem sua parcela na ascensão do gênero musical

REDAÇÃO DO BAHIA DIA A DIA - 03/03/2020 - 16:18
Link

Na década de 1950 surgia na Capital baiana, uma nova vertente musical que incluía nos batuques de carnaval a guitarra elétrica. Esse era o esboço do que viria a ser o Axé Music: gênero musical que mistura o diversos ritmos  e que levou o nome da Bahia aos mais diversos recônditos do Mundo. Hoje, 35 anos após os primeiros acordes do Axé Music soarem em Salvador, o ritmo tomou conta do planeta.

Porto Seguro tem sua parcela na ascensão do gênero musical: na década de 1990, Barracas de Praia, como o Toa Toa e Axé Moi, apresentavam o Axé Music genuinamente baiano aos turistas, inclusive empreendendo produtos, fazendo moda e criando ícones de beleza.

Desde 2008, a frente do Axé Moi, o produtor Anderson Guilherme Quaresma, o Geleia acompanha de perto, a evolução do Axé Music em Porto Seguro, desde 2001.  Trabalhando na Barraca o produtor viu a influência deste local, para a consolidação da música e do destino.

CONTEXTO

“Uma das coisas interessantes do Axé Music é que ele permitiu que se levasse o contexto de festa , como as micaretas e os carnavais fora de época, para outros locais e Porto Seguro foi o que melhor conseguiu absorver este conhecimento e criar uma dinâmica, por meio das barracas e complexos de lazer, apresentando uma maneira diferente de se divertir na praia, com dança, atividades, animação e diversão: trata-se de uma praia dinâmica, com serviços, e entretenimento, em um produto criado aqui”, revela, salientando que a dança também tem a sua parcela no sucesso, já que a música era pensada com a coreografia.

Para Geleia, além dos eventos das barracas, como o Carnaporto, a gestão da Prefeita Claudia com o Carnaval na Avenida com grandes nomes e no estilo sunset, humaniza o acesso das famílias, que se sentem mais seguras e democratiza a economia como um todo. “Tudo aqui se potencializa no que se refere à propagação e isso já foi concluído por pesquisas onde Porto Seguro se firma com alto potencial de divulgação de marcas e nomes, então acredito que todos os artistas perceberam a importância de Porto Seguro para ter sua marca consolidada aqui, bem como o comércio envolto em toda essa estrutura”, finaliza.

MAIS NOTÍCIAS