UXUA recebe bailarina Karis Scarlette no projeto artista em casa em Trancoso
Dançarina do Royal Ballet se une ao Grupo Capoeira Sul da Bahia para uma apresentação única

Redação/BAHIA DIA A DIA - 15/08/2019 - 10:55
Link

O UXUA Casa Hotel & Spa tem o prazer de anunciar a residência Artista em Casa para a bailarina inglesa Karis Scarlette, treinada pela  a mais prestigiada companhia de balé do Reino Unido, Royal Ballet, sediada na Royal Opera House no Covent Garden, em  Londres. Desde 2009, Karis se tornou referência na dança em Londres, mudando a forma como o balé clássico é percebido na comunidade de fitness. 

O tempo de Karis em Trancoso, em Agosto, está sendo aproveitado compartilhando sua habilidade e paixão com os hóspedes do Uxua e toda a comunidade, liderando animadas oficinas gratuitas no Uxua Vida Spa, na ONG Associação Despertar, em locais públicos como o Quadrado Histórico e as lindas praias e na escola de dança Estúdio Trancoso, fundada por Thais Teixeira.

Dançarina do Royal Ballet se une ao Grupo Capoeira Sul da Bahia para uma apresentação única

“A oportunidade de trabalhar no Brasil com Wilbert e seu projeto Uxua foi irresistível, e a comunidade de Trancoso me recebeu com tanta abertura e entusiasmo, muito mais do que eu poderia imaginar, entendo totalmente por que Wilbert decidiu criar seu projeto dos sonhos neste lugar ”, entusiasma-se Karis.

Um destaque da residência de Karis será a estreia de um novo trabalho, coreografado e realizado em conjunto com Mestrando Diney Lima e seu grupo Capoeira Sul da Bahia - mesclando a rigorosa formalidade do balé clássico europeu com as energias apaixonadas e espontâneas da tradicional dança afro-baiana. A apresentação ao luar será gratuita para o público no dia 16 de Agosto no UXUA Praia Bar durante o icônico luau mensal do Uxua.

Mestrando Diney dedicou sua vida à capoeira, abrindo uma escola e colaborando com o UXUA nos últimos 12 anos, não apenas compartilhando a tradição da capoeira com visitantes influentes de todo o mundo, mas ajudando a garantir que crianças e jovens locais possam estudar independente de suas possibilidades financeiras, e nos últimos anos combinando suas aulas com mensagens de preservação ambiental.

“Ano após ano, junto com o apoio do Uxua, pudemos aprofundar a tradição da capoeira, reintroduzindo no início de 2019 a tradicional puxada de rede que há décadas não era vista em Trancoso, e agora a chance de criar uma expressãoa totlmente nova com um talento de classe mundial como Karis ”, Mestrando Diney Lima.

O Programa Artistas em Casa, do UXUA, convida artesãos e artistas de diferentes segmentos para dividir, não só com seus hóspedes, mas também com a comunidade local, as mais diversas expertises e experiências. Artistas incluem designers de móveis e moda, escultores, ilustradores e pintores, fotógrafos, autores e diretores de cinema, artistas nativos de várias tribos brasileiras como Pataxó e Huni Kuin, DJs e músicos, e agora com Karis, uma dançarina. 

“Esta semana no renomado jornal inglês The Guardian, a comediante e escritora Ruby Wax descreveu Trancoso como um lugar que não é fechado a tradição, mas sim aberto a brincar com ela, referindo-se, é claro, às muitas energias culturais que se fundem de maneira alegre e divertida. Esta é a grande inspiração da residência artistica do UXUA. ”

O UXUA Casa Hotel & Spa, idealizado pelo holandês Wilbert Das, é engajado nas causas locais, tendo participado ativamente na campanha para que a capoeira fosse reconhecida como “patrimônio cultural da humanidade”. O título foi concedido pela UNESCO em 2014. O próprio UXUA foi premiado por trës anos entre os cinco melhores hotéis sustentáveis do mundo pelo "Melhor do Melhor - Prêmio de Liderança Sustentável" da Virtuoso Travel Network, e foi finalista do prêmio Visão Sustentável da Brazilian Luxury Travel Association.

MAIS NOTÍCIAS