Educação de Eunápolis é exemplo de inclusão com o CAEEDE
Primeiro projeto de inclusão educacional da região comemora 10 anos.

Ascom - Prefeitura de Eunápolis - 07/08/2019 - 18:55
Link

Referência em inclusão educacional de crianças com necessidades especiais, a Prefeitura de Eunápolis comemora 10 anos de criação do CAEEDE - Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis. Com mais de 400 atendimentos mensais, uma equipe altamente qualificada acolhe crianças com transtornos globais do desenvolvimento, autismo, deficiências em geral (auditiva, visual, múltiplas e intelectual), superdotação e altas habilidades, incluindo essas crianças no ambiente escolar, proporcionando seu desenvolvimento e interação saudável com a comunidade.

Com cerca de 1000 alunos sendo atendidos nas 12 escolas com salas multifuncionais das zonas urbana e rural do município e no CAEEDE, a preocupação do projeto abrange inclusive a orientação sobre as adaptações do mobiliário e dos materiais utilizados nas escolas, além de capacitar os monitores. No CAEEDE, crianças e sua família passam por acompanhamento psicológico, musicoterapia, aula de libras, fonoaudiologia, entre outras atividades. De acordo com a secretária de Educação, Maureen Lacerda, este foi o primeiro projeto de inclusão da região. “O prefeito Robério sempre administrou Eunápolis com visão de futuro, e reconhecíamos a necessidade de inclusão na educação municipal. Apresentei o projeto e ele autorizou imediatamente, tudo isso há 10 anos atrás", disse ela.

O Projeto Municipal de Inclusão conta com 03 princípios básicos: a estruturação das salas multifuncionais para atender as crianças com necessidades especiais nas escolas; o serviço de psicopedagogia escolar que identifica e encaminha as crianças para tratamento e, especialmente, o centro gestor de inclusão, o CAEEDE, que transformou a vida de diversas famílias com o tratamento e acolhimento dessas crianças. “Os meninos não se enturmavam. Se escondiam debaixo das mesas e não falavam. Eu já estava com depressão. Há quase dois anos com meus filhos aqui, vejo que são outras crianças. Diagnosticaram eles com retardo mental, o psiquiatra passou remédios e temos o acompanhamento semanal aqui. Hoje eles falam e se enturmam com os coleguinhas. Isso aqui foi uma benção em nossas vidas”, contou Josenildes Cruz, mãe de trigêmeos atendidos no CAEEDE.

Destaque nacional por diversas vezes em congressos e seminários de inclusão, o CAEEDE funciona na Av. Paulino Mendes Lima, 1100, no Centro de Eunápolis. “Precisamos pensar em inclusão em todos os seus pontos. Este projeto de inclusão nos permitiu sermos justos com todas as crianças da rede municipal, independente de suas necessidades. Convido todos os eunapolitanos que tem filhos com necessidades especiais a procurarem o CAEEDE para conhecer esse projeto tão importante. É um serviço totalmente gratuito, inclusivo e que vem transformando vidas”, concluiu o prefeito Robério Oliveira.

MAIS NOTÍCIAS