Primeira turma de engenharia civil se forma este ano em Eunápolis
O curso foi implantado em 2014 e hoje tem cinco turmas e 99 alunos

REDAÇÃO/BAHIA DIA A DIA - 28/05/2019 - 09:37
Link

Em 2019 o IFBA Eunápolis vai formar sua 1ª turma de Engenharia Civil, um marco tanto para a história do curso como para o Instituto. A implantação da graduação aconteceu em 2014 e hoje são 5 turmas e 99 alunos (sem contar os 40 novos estudantes que ingressarão no próximo semestre que começa em junho) e reconhecimento do MEC com uma nota 4 (onde o máximo é 5).

CONQUISTAS E DESAFIOS

Neste momento, pedimos ao Coordenador do curso, Profº Dr. Edmilson Pedreira Reis, uma avaliação das conquistas e projeção dos desafios futuros. “Avalio como sendo muito boa (graduação), temos um ótimo grupo de profissionais envolvidos e dedicados a esta instituição de ensino, uma infraestrutura suficiente para o seu funcionamento. Os maiores desafios agora, acredito que sejam: no mínimo manter a nota da avaliação quando da renovação do reconhecimento que será daqui a 1 ano aproximadamente; obter uma boa nota no ENADE que será realizado com os formandos do fim do ano; equipar os laboratórios existentes com novos equipamentos; dar condições para os professores se especializarem nas suas respectivas áreas de atuação na instituição, entre outras coisas”.

Mesmo sendo um curso ainda novo, a engenharia civil do IFBA Eunápolis vem obtendo realizações importantes no que diz respeito ao tripé do ensino, pesquisa e extensão. A Aprovação de projetos de iniciação científica e participação em concursos nacionais, seminários internos e visitas técnicas realizadas por iniciativa dos professores, promoção da Semana de Engenharia, a aproximação da comunidade com a realização de ações como o projeto “Espaços de Convivência”, além do reconhecimento do MEC são algumas delas.

“Na época (do reconhecimento do curso) o coordenador era o Profº Eduardo Dultra, estando ele à frente da estruturação do curso e de todo processo de reconhecimento. A nota 4 mostrou que foi a dedicação e empenho de todos que fazem parte da instituição; em dezembro de 2018, os professores e alguns de alunos, tendo à frente o Profº Guillermo Cabala, com apoio da instituição e depois de muito trabalho, organizou a III Semana de Engenharia Civil, na qual tivemos a presença de profissionais renomados da engenharia”, ressaltou Edmilson.

“UMA DAS RESPONSABILIDADES QUE A GENTE TEM NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL É TRAZER UM RETORNO PARA SOCIEDADE”

O processo para concluir a formação dos primeiros engenheiros do campus começou no último dia 17 de maio com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Marcos Van Basten de Souza Rocha defendeu o TCC intitulado “Análise da Mobilidade Urbana na Cidade de Bom Jesus da Lapa/BA durante o período da romaria”, uma pesquisa realizada desde 2018 e que, segundo o autor, preza por transformar o conhecimento obtido na sala de aula em utilidade pública.

“Aqui na faculdade eu sempre relaciono as disciplinas de engenharia com o cotidiano, então uma dessas disciplinas sobre planejamento de transportes eu fiz a ligação com os problemas existentes lá na minha cidade (Bom Jesus da Lapa) um local que eu amo demais e que vejo que tem algo a ser explorado, então como eu fui em busca da pesquisa sobre essa questão da mobilidade mais ligado a esse trabalho, decidi aproveitar o TCC para fazer um trabalho com utilidade pública e servisse para o desenvolvimento desse local”, afirmou Marcos.

O orientador do discente, Profº. Dr. Everton José da Silva, também destacou a importância de dar para a sociedade o retorno do que é produzido nos Institutos Federais. “Uma das responsabilidades que a gente tem no curso de engenharia civil é trazer um retorno para sociedade, resolver problemas da comunidade, qualidade de vida da população e o objetivo desse trabalho é justamente contribuir com a mobilidade urbana no município de Bom Jesus da Lapa. É um desafio muito grande orientar esses alunos, tanto no ponto de vista técnico profissionalizante quanto também a valores éticos que eles vão carregar para o resto da vida deles, é uma responsabilidade que a gente tem, que a instituição tem em promover uma formação adequada em todos os aspectos, pra gente ter garantia que tá formando um bom profissional na instituição”.

A colação de grau da 1ª turma de engenharia civil do IFBA Eunápolis está prevista para o próximo mês de julho.

MAIS NOTÍCIAS