CIEPS oferece oficinas que trabalham a formação integral dos estudantes
A iniciativa visa trabalhar conteúdos que contribuem para a formação integral dos alunos

Redação/BAHIA DIA A DIA - 02/04/2018 - 06:45
Link

As 21 oficinas que estão sendo ofertadas por meio do projeto Estações dos Saberes já estão sendo frequentadas pelos estudantes do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS). A iniciativa visa trabalhar conteúdos que contribuem para a formação integral dos estudantes, tudo organizado dentro da carga horária escolar, sendo que seus temas são definidos através de sugestões de alunos, professores e parceiros pedagógicos. Com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil, a ação acontece trimestralmente de forma multissérie e interdisciplinar e está sendo realizada em todos os Complexos Integrados de Educação (CIE), .

Dentre as oficinas, destacam-se xadrez, jornal, história regional, basquete, futsal, química dos alimentos, software matemático, teatro, dança, coral, fanfarras, grafite, horta escolar na perspectiva da educação ambiental e agroecológica. De acordo com a coordenadora pedagógica Alessandra Tito, as Estações dos Saberes são importantes porque contemplam todas as áreas do conhecimento, como Ciências da Natureza, Humanas, Língua e Linguagens. “Elas trabalham a parte diversificada do currículo na perspectiva da formação integral do aluno, pois cuidam da parte cognitiva do estudante como um todo com atividades lúdicas, culturais, científicas e esportivas. Além disso, contribuem para a melhoria da relação interpessoal dos estudantes”, detalha a educadora.

Com aptidão na área da música, o estudante Gustavo Novaes, 16, do 2° ano do CIEPS, conta que está participando das oficinas de canto coral e banda. “Sempre gostei de música e essas oficinas nos permite adquirir novos conhecimentos, pois aprendemos sobre técnica vocal, estilos musicais, história da música, além de podermos aprimorar o nosso talento cantando ou tocando instrumentos musicais”. A colega Aline Silva Santos, 18, também do 2° ano, ressalta que as oficinas tornam a rotina escolar mais dinâmica e divertida. “Estou participando das oficinas de vôlei e dança e estou gostando muito porque podemos trocar experiências com alunos de outras séries e fazer novos amigos”.

Novas metodologias

Os Complexos Integrados de Educação são unidades que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores das duas modalidades de ensino. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia mantém os Complexos Integrados de Educação de Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e de Ipiaú, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

MAIS NOTÍCIAS