Vereadores de Guaratinga aderem apoio a servidores com salários atrasados
Grupo formado por oito vereadores aderiram apoio aos servidores e prometeram buscar soluções concretas da prefeita.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 15/01/2018 - 17:55
Link

Servidores da Educação e da Saúde do município de Guaratinga paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (15) e foram as ruas da cidade em reivindicação para que a prefeita Christine Pinto (PSD) cumpra com pagamentos do mês de dezembro e o 13º de 2017. Com faixas e cartazes, os servidores cobraram os pagamentos atrasados. 

Durante o ato, um grupo formado por oito vereadores aderiram apoio aos servidores e prometeram buscar soluções concretas à executiva. Na oportunidade, os vereadores protocolaram um ofício convidando os representantes dos sindicados dos servidores para uma reunião que acontece às 15h na Câmara para discutir o assunto.

De acordo com a vereadora Simone Almeida (PMN), a partir da reunião com os representantes sindicais, os vereadores vão tomar as medidas cabíveis “É uma vergonha o que está acontecendo no município, esses profissionais estão sendo prejudicados sem os pagamentos e dessa forma não pode ficar. É uma falta de respeito” disse a vereadora ao BAHIA DIA A DIA.

Já o vereador Marcone Rodrigues (PSD) disse que os servidores têm o apoio dos oitos vereadores e espera que o problema seja resolvido. “Iremos decidir em conjunto hoje na reunião e esperamos que a prefeitura possa dar uma resposta imediata para esses servidores” comentou. 

Servidores foram as ruas da cidade em reivindicação para que a prefeita Christine Pinto (PSD). (Foto: Reprodução/Whatsapp)
O grupo dos servidores tem também o apoio dos vereadores Jadel Galvao Vaz (PROS), Aparício Cordeiro (PV), Isaias Rezende (PSC), Paulo da Costa (PT), Almerita Santos (PSD) e Misael Gregório (PV). 

A MOBILIZAÇÃO 

Grupo de servidores também protestou em frente ao prédio do Fórum do município. (Foto: Reprodução/Whatsapp)O ato foi convocado pelos filiados da APLB Sindicato dos Professores e Sindicato dos Agentes de Endemia – SINDIACSER. Cerca de 300 professores ainda estão sem receber o 13º salário e servidores de apoio não receberam o salário do mês de dezembro

“Já buscamos de todas as formas que o governo possa dialogar com a categoria para regularizar os salários atrasados, mas não temos obtido respostas. Não estamos vendo vontade da prefeita em resolver a situação. Estamos sendo todos prejudicados”, disse o presidente da APLB Sindicato, Orlandy Pereira.



Ainda conforme a APLB, a categoria não irá participar da jornada pedagógica e nem irá começar o ano letivo, caso não recebam os benefícios atrasados. A categoria também reivindica terço de férias, mudança de nível, gratificação, e melhorias na estrutura das escola, transporte escolar e merenda de qualidade para os alunos. 

Já o grupo formado por agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, reivindicaram o pagamento referente ao mês de dezembro e agilidade no enquadramento do plano de cargos, carreiras e remuneração - PCCR dos servidores da categoria.

SISPUG PARALIZADO 

O Sindicato de Servidores Públicos e Câmara de Guaratinga (SISPUG), que representa enfermeiros e outros servidores do município, também está paralisado. De acordo com a presidente do sindicato, Sária Motta, a categoria também está paralisada por falta de pagamento referente ao mês de dezembro. “Realizamos uma assembléia e a categoria decidiu não ir para as ruas, mas estamos paralisados. Aguardamos que uma solução seja tomada o mais rápido possível” .

NOTA DA PREFEITURA

Em nota, a prefeitura de Guaratinga reconheceu o atraso nos vencimentos dos professores, e disse que o município vem enfrentando grandes dificuldades financeiras em decorrência das constantes quedas na arrecadação ocasionadas pelas reduções de repasses federais. A prefeitura ainda disse que vai quitar a dívida, mas não deu um prazo para o depósito dos valores atrasados.

MAIS NOTÍCIAS